Marta Leitão e Daniel Fonseca foram os grandes vencedores da segunda etapa do Circuito Nacional de Bodyboard, que decorreu durante o Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue. Com arranque marcado para as 8h, foram mais de 50 os atletas a competir na Praia do Centro, em Santa Cruz, Torres Vedras, nas modalidades Open e Feminino.

Com um dia muito longo, de 13 horas de competição, foi só perto das 21h, que se conheceram os vencedores. O atleta de Peniche venceu numa final muito renhida, em que deixou Francisco Pinheiro para segundo lugar, Manuel Centeno para terceiro e Silvano Lourenço para a quarta posição. Nas senhoras foi Marta Leitão que levou a melhor sobre a atleta de Carcavelos Catarina Sousa (2.o), a vencedora da primeira etapa Joana Schenker (3.o) e Teresa Pinto Coelho.

Também nas modalidades de kayaksurf e waveski a competição começou cedo. Durante o dia de hoje continuou o European Kayaksurf Championship, a prova europeia da modalidade, que decorre até dia 24, sexta-feira. Decorreram o round 1 e de repescagens da categoria HP Open e dois heats do round 1 da categoria IC Open. O grande destaque do dia foi o basco Edu Etxeberria que fez o melhor score total do dia (14 pontos em 20 possíveis) e a melhor onda (7,5 pontos em 10 possíveis). Em prova estiveram ainda outros dois campeões do mundo desta modalidade: Oier Uruburu e Gorka Martin.

O World Waveski Surfing Cup, que reúne os melhores do mundo nesta modalidade, também arrancou durante o dia de hoje, decorrendo os quatro heats do round 1 do Open. De salientar a performance de atletas como Clement Gilbert, que fez o melhor score total da prova, com 17,70 pontos (em 20 possíveis). Neste mesmo heat, o atleta francês e campeão do mu fez duas ondas de 8,70 pontos (em 10 possíveis) e 9 pontos, descartando uma onda de 8 pontos. Em prova estiveram ainda atletas como Virgile Hubert ou o vencedor da Taça do Mundo que decorreu em Santa Cruz em 2014, Maxime Gaborit.

Amanhã, continuam as modalidades de kayaksurf e waveski, com “check-in” marcado para as 7h, e arranca ainda a Taça de Portugal de Surfing Montepio. Esta é a única prova por clubes do calendário nacional, sendo por isso considerada a prova mais importante por muitos atletas, técnicos e dirigentes. É também a única que reúne três modalidades de ondas da Federação Portuguesa de Surf, o Surf e o Bodyboard e o Longboard.

A competição decorrerá ao longo de 4 dias, até dia 26, último dia do evento. De recordar que, no ano passado, foi Clube Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos, de Carcavelos, que terminou a prova em primeiro lugar. Participam ainda nesta prova, esta ano, clubes como o Ericeira Surf Club, Surfing Clube Portugal, Península de Peniche Surf Clube, Caparica Surfing Clube ou Associação Onda do Norte. Espera-se a presença de 120 a 150 atletas, e cerca de 12- 18 clubes inscritos.

Um festival ecológico

Com uma preocupação ecológica, o Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue é um eco- evento, e tem como um dos principais objetivos sensibilizar os “festivaleiros” para a separação de resíduos. É, acima de tudo, fundamental que o Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue se regule pelos princípios da sustentabilidade e respeito pelo ambiente. E por isso mesmo, nesta edição adotamos práticas ambientais mais sustentáveis.

Entre os destaques de iniciativas neste evento, estão o projeto de reciclagem de resíduos, desenvolvido na Aldeia Neptuno, a recolha de beatas, as ações de educação ambiental na tenda pedagógica, o programa de responsabilidade ambiental – “Boa Onda”, a disponibilização de um guia de boas práticas ambientais para os bares/restaurante/snack-bar e a adoção de medidas de prevenção e controlo do ruído.

Um dos grandes objetivos é garantir que todos os resíduos gerados no recinto do evento, na Aldeia Neptuno, sejam passíveis de ser reciclados e sejam devidamente encaminhados para uma solução de valorização. Assim, numa iniciativa em parceria com a Valorsul, até hoje, já foram recolhidos 80 quilos de vidro, 40 quilos de papel/cartão, 140 quilos de embalagens e 120 quilos de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos).

A separação dos resíduos, recolha e encaminhamento para destino final adequado serão realizados durante todo o evento e também durante os trabalhos de montagem e desmontagem.

Mais uma noite de festa em Santa Cruz

Entretanto, ontem, João Reis subiu ao palco a partir das 22h30 e seguiu-se o esperado Mastiksoul, a partir da meia-noite, com uma grande enchente no recinto do festival. Hoje, são os Terrakota a atração principal. Depois de múltiplas viagens e novos cruzamentos, o caldeirão multi-étnico continua a fervilhar. O ponto de partida é, como sempre, África, de onde se sai e onde se volta, e a paragem, é no palco da Aldeia Neptuno. Antes do concerto dos Terrakota, é Guilhas quem sobe ao palco e depois, à 01h30, Spinwhat???

O Santa Cruz Ocean Spirit 2015 é uma organização da Associação Ocean Spirit e da Câmara Municipal de Torres Vedras, com o patrocínio principal da Blue.

O evento conta ainda com os seguintes patrocinadores: Montepio e Água do Vimeiro. A rádio oficial é a Mega Hits e a televisão oficial a Fuel TV.

Como apoio à divulgação o evento conta com: Grafivedras, Kayaksurf.net, Portal Aventura e Vert.

A Psysioclem, R Power e Valorsul também apoiam esta 9.a edição do Santa Cruz Ocean Spirit. Produtos oficiais Effect.

Informação sempre atualizada e disponível em:
www.oceanspirit.pt
www.facebook.com/oceanspirit.pt
www.youtube.com/santacruzoceanspirit

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here