Marta Leitão e Daniel Fonseca vencem no Bodyboard
publicidade

Marta Leitão e Daniel Fonseca foram os grandes vencedores da segunda etapa do Circuito Nacional de Bodyboard, que decorreu durante o Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue. Com arranque marcado para as 8h, foram mais de 50 os atletas a competir na Praia do Centro, em Santa Cruz, Torres Vedras, nas modalidades Open e Feminino.

Com um dia muito longo, de 13 horas de competição, foi só perto das 21h, que se conheceram os vencedores. O atleta de Peniche venceu numa final muito renhida, em que deixou Francisco Pinheiro para segundo lugar, Manuel Centeno para terceiro e Silvano Lourenço para a quarta posição. Nas senhoras foi Marta Leitão que levou a melhor sobre a atleta de Carcavelos Catarina Sousa (2.o), a vencedora da primeira etapa Joana Schenker (3.o) e Teresa Pinto Coelho.

Também nas modalidades de kayaksurf e waveski a competição começou cedo. Durante o dia de hoje continuou o European Kayaksurf Championship, a prova europeia da modalidade, que decorre até dia 24, sexta-feira. Decorreram o round 1 e de repescagens da categoria HP Open e dois heats do round 1 da categoria IC Open. O grande destaque do dia foi o basco Edu Etxeberria que fez o melhor score total do dia (14 pontos em 20 possíveis) e a melhor onda (7,5 pontos em 10 possíveis). Em prova estiveram ainda outros dois campeões do mundo desta modalidade: Oier Uruburu e Gorka Martin.

O World Waveski Surfing Cup, que reúne os melhores do mundo nesta modalidade, também arrancou durante o dia de hoje, decorrendo os quatro heats do round 1 do Open. De salientar a performance de atletas como Clement Gilbert, que fez o melhor score total da prova, com 17,70 pontos (em 20 possíveis). Neste mesmo heat, o atleta francês e campeão do mu fez duas ondas de 8,70 pontos (em 10 possíveis) e 9 pontos, descartando uma onda de 8 pontos. Em prova estiveram ainda atletas como Virgile Hubert ou o vencedor da Taça do Mundo que decorreu em Santa Cruz em 2014, Maxime Gaborit.

Amanhã, continuam as modalidades de kayaksurf e waveski, com “check-in” marcado para as 7h, e arranca ainda a Taça de Portugal de Surfing Montepio. Esta é a única prova por clubes do calendário nacional, sendo por isso considerada a prova mais importante por muitos atletas, técnicos e dirigentes. É também a única que reúne três modalidades de ondas da Federação Portuguesa de Surf, o Surf e o Bodyboard e o Longboard.

A competição decorrerá ao longo de 4 dias, até dia 26, último dia do evento. De recordar que, no ano passado, foi Clube Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos, de Carcavelos, que terminou a prova em primeiro lugar. Participam ainda nesta prova, esta ano, clubes como o Ericeira Surf Club, Surfing Clube Portugal, Península de Peniche Surf Clube, Caparica Surfing Clube ou Associação Onda do Norte. Espera-se a presença de 120 a 150 atletas, e cerca de 12- 18 clubes inscritos.

Um festival ecológico

Com uma preocupação ecológica, o Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue é um eco- evento, e tem como um dos principais objetivos sensibilizar os “festivaleiros” para a separação de resíduos. É, acima de tudo, fundamental que o Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue se regule pelos princípios da sustentabilidade e respeito pelo ambiente. E por isso mesmo, nesta edição adotamos práticas ambientais mais sustentáveis.

Entre os destaques de iniciativas neste evento, estão o projeto de reciclagem de resíduos, desenvolvido na Aldeia Neptuno, a recolha de beatas, as ações de educação ambiental na tenda pedagógica, o programa de responsabilidade ambiental – “Boa Onda”, a disponibilização de um guia de boas práticas ambientais para os bares/restaurante/snack-bar e a adoção de medidas de prevenção e controlo do ruído.

Um dos grandes objetivos é garantir que todos os resíduos gerados no recinto do evento, na Aldeia Neptuno, sejam passíveis de ser reciclados e sejam devidamente encaminhados para uma solução de valorização. Assim, numa iniciativa em parceria com a Valorsul, até hoje, já foram recolhidos 80 quilos de vidro, 40 quilos de papel/cartão, 140 quilos de embalagens e 120 quilos de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos).

A separação dos resíduos, recolha e encaminhamento para destino final adequado serão realizados durante todo o evento e também durante os trabalhos de montagem e desmontagem.

Mais uma noite de festa em Santa Cruz

Entretanto, ontem, João Reis subiu ao palco a partir das 22h30 e seguiu-se o esperado Mastiksoul, a partir da meia-noite, com uma grande enchente no recinto do festival. Hoje, são os Terrakota a atração principal. Depois de múltiplas viagens e novos cruzamentos, o caldeirão multi-étnico continua a fervilhar. O ponto de partida é, como sempre, África, de onde se sai e onde se volta, e a paragem, é no palco da Aldeia Neptuno. Antes do concerto dos Terrakota, é Guilhas quem sobe ao palco e depois, à 01h30, Spinwhat???

O Santa Cruz Ocean Spirit 2015 é uma organização da Associação Ocean Spirit e da Câmara Municipal de Torres Vedras, com o patrocínio principal da Blue.

O evento conta ainda com os seguintes patrocinadores: Montepio e Água do Vimeiro. A rádio oficial é a Mega Hits e a televisão oficial a Fuel TV.

Como apoio à divulgação o evento conta com: Grafivedras, Kayaksurf.net, Portal Aventura e Vert.

A Psysioclem, R Power e Valorsul também apoiam esta 9.a edição do Santa Cruz Ocean Spirit. Produtos oficiais Effect.

Informação sempre atualizada e disponível em:
www.oceanspirit.pt
www.facebook.com/oceanspirit.pt
www.youtube.com/santacruzoceanspirit

publicidade

Artigo anteriorIdentificados suspeitos de tráfico de droga
Próximo artigoPrimeira onda de 10 pontos na Taça do Mundo de Waveski

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui