publicidade

A 15 de Janeiro, na Sede da Associação ESTUFA, ocorrerá a Masterclass de Dança Clássica com a bailarina Maria de Barros.

Maria de Barros é Doutoranda em Estudos Artísticos – Estudos de Teatro, Mestre em Ensino de Dança e Licenciada em Dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa. Investiga sobre o papel da música na dança clássica, mais especificamente no estímulo musical para a realização do movimento.
Actualmente é professora na Escola Artística Luís António Verney de técnica de dança clássica, reportório clássico coreográfica e iniciação à dança. Na Escola Dancespot leciona o curso de formação de bailarinos. É regularmente convidada para lecionar Masterclass de dança clássica e contemporânea a nível nacional e internacional.
 A masterclass está dividida em 3 níveis, nos seguintes horários:
✓ Intermédio | TDC III e ADP | dos 11 aos 14 anos: 14h30 – 16h00
✓ Iniciação | Ballet avançado e TDC II | dos 8 aos 10 anos: 16h15- 17h15
✓ Avançado | TDC IV e TDC V | a partir dos 15 anos: 17h30 – 19h00

A participação carece de inscrição OBRIGATÓRIA (online ou presencialmente na secretaria) de modo a aferir o nível correspondente de cada aluno.

Comparticipação: alunos internos: 10€ | alunos externos: 20€

+ info secretariado@estufa.pt | 936 408 775

Formulário de inscrição: https://forms.gle/Za44y9qgtrf8LJdp9

__________________

Maria de BarrosElsa Maria de Barros iniciou os seus estudos na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa aos 6 anos. Ao mesmo tempo, frequentava a Escola de Música do Conservatório Nacional, em Harpa na classe da Professora Andreia Marques.Licenciou-se em Dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa, tendo obtido em 2017, o grau de Mestre em Ensino de Dança.A par da formação profissional, realizou inúmeros workshops e cursos de formação complementar em Portugal e no estrangeiro, tendo trabalhado com antigos bailarinos profissionais como: Irina Zavialova, Mickail Zavialov, Deborah Hess (Escola do ballet de Toronto), Adol Kahamazine e Natalia Iananis (Academia Vaganova), Benito Marcelino e Eta Spadari (Escola Bolshoi do Brasil).
Como bailarina, colaborou com a CNB, no Quebra-nozes e Lago dos Cisnes, com a Fundação Calouste Gulbenkian, na ópera Émelie de Kaija Saaraiho e com o Teatro Nacional de São Carlos, como bailarina principal, na ópera A Flowering Tree, de John Adams.Ao longo de todo este percurso, tomou contacto com coreógrafos como: George Garcia, José Luís Vieira, David Fielding, Rui Lopes Graça, Rui Horta, Cláudia Novoa, Patrícia Henriques, Mehmet Balkam, Renato Zanella entre outros.Foi bailarina estagiária na Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e na Companhia de Dança Luís Damas.
Desde 2014 colabora regularmente com a marca Só Dança como modelo e bailarina. Lecionou técnica de dança clássica, contemporânea e jazz em escolas e academias como Jazzy Dance Studios, Dance spot, Quorum Academy, Dance Factory, Externato Maristas de Lisboa e Clube Alto do Duque.Actualmente é professora na Escola Artística Luís António Verney, técnica de dança clássica, reportorio clássico Coreográfica e iniciação à dança, na Escola Dancespot no curso de formação de bailarinos. Foi Professora Assistente Convidada de Técnica de Dança Clássica na escola Superior de dança. É regularmente convidada para lecionar Masterclass de dança clássica e contemporânea a nível nacional e internacional. Em setembro de 2021 integra o painel de júris do concurso Portugal a Dançar como especialista em dança clássica.Durante o seu curso de Mestrado, debruçou-se sobre o papel da música na dança clássica, mais especificamente no estímulo musical para a realização do movimento, tema que continua a investigar na sua tese de Doutoramento em Estudos Artísticos – Estudos de Teatro, sob a orientação de Elisabete Monteiro, coorientação de Nuno Vieira de Almeida e tutoria de Maria João Brilhante.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here