publicidade

 

O Município de Torres Vedras aderiu, em dezembro de 2010, ao Pacto de Autarcas, uma iniciativa da Comissão Europeia criada para que as autoridades locais e os seus cidadãos assumam a liderança na luta contra o aquecimento global.

Todos os municípios signatários do Pacto assumem um compromisso voluntário e unilateral de ir além dos objetivos da União Europeia em termos de redução das emissões de CO2.

Neste âmbito, O Município de Torres Vedras comprometeu-se a reduzir as suas emissões de CO2 em mais de 20%, até 2020, através da eficiência energética e ações de energias renováveis.
Para a prossecução desse objetivo foi elaborado o relatório de Matriz Energética e de Emissões de Gases de Efeito de Estufa de Torres Vedras, com dados relativos a 2014, e que constitui um elemento crucial de diagnóstico energético e ambiental para o concelho.

Deste relatório emanam dados que permitem traçar uma tendência de evolução muito positiva, como são os que a seguir se apresentam:

– O consumo de energia final no concelho de Torres Vedras em 2014 foi cerca de 116 713 tep, que corresponde a uma diminuição de cerca de 14% em relação ao consumo total em 2009.

– O consumo de energia final per capita no concelho de Torres Vedras em 2014 foi cerca de 1,5 tep/hab, valor inferior ao determinado para o ano de 2009, que se situou nos 1,7 tep/hab.

– As emissões de CO2 no concelho de Torres Vedras em 2014 atingiram os 326 877 tonCO2, o que corresponde a uma diminuição de cerca de 17% em relação às emissões verificadas em 2009.

– No que diz respeito ao consumo de energia final da responsabilidade da autarquia de Torres Vedras, verifica-se que no ano 2014, foi de 1 787 tep, cerca de 1,5% do total de energia final consumida em Torres Vedras. Em 2009, o consumo de energia final foi de aproximadamente 1 956 tep, o que representava cerca de 1,4% do total consumido em Torres Vedras nesse mesmo ano.

-A diminuição dos valores de consumos de energia em tep, corresponde a uma redução de 9% de consumo de energia final por parte da autarquia.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.