Memórias da Casa Hipólito
publicidade

A CASA HIPÓLITO marcou todo o século XX de Torres Vedras. Teve origem na pequena oficina de latoaria de António Hipólito, aberta em 1902 na Rua Serpa Pinto, e ao longo do século cresceu, passou por uma fase de esplendor, entrou em decadência e extinguiu-se em 1999.

Milhares de braços lá trabalharam, tornando próspera a empresa que, pouco a pouco, se firmou no mercado nacional e, a partir da Segunda Guerra Mundial, saíu para o mercado externo com um significativo volume de exportações. Especializou-se em equipamentos de adega e maquinaria ligeira para a lavoura vitivinícola – o grande sector produtivo do concelho torriense – e em material de queima como fogareiros a petróleo e, mais tarde, candeeiros portáteis “Petromax” e aparelhos de gás. Esta MOSTRA EXPOSITIVA dá a ver um conjunto de objectos, fotografias e documentos que recordam o que foi aquela unidade fabril, – e que fazem parte do Fundo Casa Hipólito que, por iniciativa da Câmara Municipal de Torres Vedras, se encontra à guarda do Museu Municipal Leonel Trindade.

No dia 19, às 15 h., no Museu Municipal (Convento da Graça) haverá um Colóquio com intervenções relacionadas com as memórias da Casa Hipólito.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here