Mercado Municipal teve três dias dedicados ao vinho
publicidade

O restaurante Roots venceu o concurso “A Minha Sobremesa tem Pastel de Feijão”, integrado no evento “Vinhos no Mercado”.

Os Vinhos de Lisboa conquistaram o Mercado Municipal de Torres Vedras, “Cidade Europeia do Vinho” juntamente com Alenquer, este fim de semana, entre 9 e 11 de novembro, no Vinhos do Mercado. A primeira edição do evento contou com uma seleção de vinhos da região, provas comentadas, conversas sobre vinho, demonstrações de cozinha com reconhecidas chefes de cozinha, os tradicionais e incontornáveis Pastéis de Feijão e a Uvada de Torres Vedras, e o concurso A Minha Sobremesa tem Pastel de Feijão.

“Celebramos em Torres Vedras e Alenquer, a Cidade Europeia do Vinho e, em Torres Vedras, as Festas da Cidade. Neste evento, quisemos agregar estas duas iniciativas e enaltecer os vinhos da região de Lisboa, afirmar os produtores e as castas locais, e reforçar a promoção do nosso pastel de feijão e da uvada, em todo o país e no nosso concelho, incentivar a inovação, o empreendedorismo e a criatividade na utilização dos ingredientes da receita tradicional” referiu o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes.

O restaurante Roots, de Torres Vedras, venceu esta oitava edição do concurso.

O evento teve ainda as participações das chefes de cozinha Cristina Manso Preto, conhecida pela rubrica culinária do programa Praça, da RTP1, e Marlene Vieira, do restaurante Panorâmico, em Lisboa.

Na vertente vínica, foram dados a conhecer aos participantes os lançamentos dos vinhos de Lisboa mais recentes, icónicos e apreciados, através de provas livres, provas comentadas e conversas sobre o vinho com o sommelier Sérgio Antunes.

Vinhos no Mercado teve produção da Essência do Vinho e fez parte das Festas da Cidade de Torres Vedras, organizadas pela Câmara Municipal.

Sobre a “Cidade Europeia do Vinho”

A Rede Europeia das Cidades do Vinho – RECEVIN avançou em 2012 com o concurso anual “Cidade Europeia do Vinho”, dentro do contexto da defesa e da divulgação do turismo.

Este concurso é uma oportunidade única para as cidades do vinho com uma visão europeia potenciarem o desenvolvimento da riqueza, da diversidade e dos recursos comuns da cultura do vinho ao nível do território europeu, oferecendo um melhor conhecimento da paisagem, da economia e da gastronomia, para uma melhor compreensão mútua entre os cidadãos da União Europeia. O concurso “Cidade Europeia do Vinho” tem um caráter rotativo entre os diversos países que fazem parte da Rede RECEVIN.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here