publicidade

No passado dia 21 de julho teve lugar, no auditório do CAERO (Centro de Apoio ao Empresário), em Torres Vedras,  uma reunião enquadrada no processo de implementação da metodologia “Moving and Learning Outside” (MLO) em jardins de infância do concelho de Torres Vedras.

Nessa reunião estiveram presentes cerca de 100 elementos, nomeadamente educadores de infância e elementos de direções de estabelecimentos de educação pré-escolar da rede pública, privada e particular de solidariedade do concelho de Torres Vedras.

De referir que a metodologia “Moving and Learning Outside” nasceu de um projeto europeu “Erasmus+” com o mesmo nome, cujo objetivo é a prática da educação ao ar livre através de uma abordagem de jogo e atividade física em idade pré-escolar. O trabalho desenvolvido pelos vários parceiros desse projeto deu origem a ferramentas pedagógicas que permitem a implementação da metodologia do mesmo nos jardins de infância, passando essa metodologia a integrar os objetivos e a intencionalidade educativa dos estabelecimentos de educação aderentes. O intuito da metodologia “MLO” é que as crianças do ensino pré-escolar utilizem os espaços exteriores dos seus estabelecimentos de ensino como locais onde podem aprender e desenvolver-se através do brincar ao ar livre, da autonomia, do movimento independente e do contacto com a natureza e com as suas comunidades.

De sublinhar que a referida reunião contou com a presença de Carlos Neto, professor catedrático jubilado da Faculdade de Motricidade Humana e um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo e da sua importância para as crianças.

Nessa reunião efetuaram também intervenções: Rodrigo Ramalho (diretor do Departamento de Educação e Atividade Física da Câmara Municipal de Torres Vedras), que apresentou o projeto “Moving and Learning Outside”; a educadora de infância Rosália Sanches, que partilhou a sua experiência de implementação da metodologia “MLO”; e Ana Paula Alves, da Agência Nacional Erasmus + – Educação e Formação.

publicidade

Artigo anteriorIncêndios: Serra do Montejunto desprotegida alertam ambientalistas
Próximo artigoProjeto ISA Património é finalista do Prémio de Boas Práticas de Participação
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui