publicidade

Mitos ou Verdades?

Conheça alguns mitos sobre a saúde ocular

É verdade que cuidados quotidianos são importantes para manter a saúde dos olhos e evitar problemas precoces da visão. Mas também é um fato que algumas informações não passam de crenças populares e podem, ao contrário do que se deseja, prejudicar mais do que ajudar os seus olhos.

Aqui vai encontrar alguns mitos e verdades relacionados com a saúde ocular.

1. Ler com pouca luz prejudica a visão?
MITO! A quantidade de luz durante a leitura não interfere na saúde dos olhos. O excesso ou falta de luz pode apenas gerar um desconforto e reduzir seu interesse pela atividade. No escuro, há uma redução da velocidade da leitura e um maior estímulo ao sono.

2. Ler com o carro em movimento descola a retina?
MITO! Ler nos transportes ou no carro pode causar mal-estar, como tonturas, náuseas ou dores de cabeça devido ao esforço para manter a concentração e a compensação do movimento, mas não causa descolamento de retina.

3. Usar os óculos de outra pessoa faz mal?
VERDADE! Não é por acaso que é necessária uma receita para a concretização dos óculos. As dioptrias (potência das lentes) o eixo do astigmatismo, medidas de distância entre os olhos, são personalizados. Utilizar óculos de outra pessoa ou comprar modelos prontos podem causar dores de cabeça, fadiga, tonturas, e agravar o problema.

4. Óculos de sol protegem a visão?
VERDADE! Os óculos de sol são uma proteção importante contra os raios solares. No entanto, para que sejam eficazes, é necessário que os óculos tenham a proteção contra os raios ultravioletas.

5. Olhar diretamente para o sol causa cegueira?
VERDADE! Mesmo quando a observação é breve, os raios ultravioletas que são emitidos pelo sol podem causar queimaduras e lesões irreversíveis na retina e no cristalino, podendo inclusive desencadear a catarata.

6. Utilizar muito o computador compromete a visão?
MITO! A utilização do computador não compromete a visão. O que ocorre é que a luz emitida pelo visor faz com que pisque menos, o que reduz a lubrificação dos olhos e pode causar um desconforto, como os olhos a arder. Para evitar esse efeito, basta fazer uma pausa de cinco minutos a cada hora em frente ao computador.

7. Cenouras fazem bem os olhos?
VERDADE! A cenoura é rica em vitamina A e luteína, substancias antioxidantes que oferecem uma proteção natural para os olhos, melhorando especialmente a visão noturna. Além de comer cenoura, ter uma dieta equilibrada também é essencial para a saúde dos olhos.

8. Diabetes causa cegueira?
VERDADE! Números elevados de glicemia comprometem a saúde ocular e podem causar descolamento de retina, hemorragia, glaucoma e catarata. Todas as pessoas que têm diabetes devem fazer anualmente uma observação ao fundo do olho (retina) para verificar se há danos causados pela doença, nomeadamente a retinopatia diabética que é uma das principais causas de cegueira.

9. A Catarata é hereditária?
VERDADE E MITO! Há casos de cataratas congénitas que são hereditárias, mas a maioria dos casos está relacionada ao envelhecimento do cristalino, que aparece com o avançar da idade, é a chamada catarata senil. Diabetes, traumas oculares, tabagismo e alcoolismo também podem causar a catarata.

10. Sentar muito perto da televisão prejudica a visão?
MITO! Sentar mais perto da televisão que o necessário pode dar fortes dores de cabeça, mas não prejudica a sua visão. Porém, um ponto merece especial atenção: se necessita de estar mais próximo da televisão por não estar a ver bem, isso pode ser um sinal de miopia.

11. Usar óculos por muito tempo vai enfraquecer os olhos?
MITO! Os óculos são usados para compensar a sua visão, não enfraquecem os seus olhos. Eles são apenas auxiliares óticos que fornecem uma melhor visão às pessoas que possuem erros de refração.

Estes são alguns mitos e verdades sobre a visão. Mas uma das maiores verdades é que consultar um Optometrista ou Oftalmologista com regularidade e prezar pela boa saúde dos olhos é de fundamental importância.

As ÓTICAS-OCT cuidam da visão de toda a sua família.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here