Mobilidade Intermunicipal discutida em sessão organizada pelo CDS-PP de Torres Vedras
publicidade

Foi abordada a temática da mobilidade em Portugal, nomeadamente a questão da comparticipação dos passes de transportes públicos por parte do Governo.

Realizou-se no passado dia 9 de novembro, no auditório da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, uma sessão de esclarecimento organizada pelo CDS-PP de Torres Vedras, subordinada ao tema “Mobilidade Inter Municipal – Discriminação entre Portugueses?”.

A referida sessão teve como oradores Hélder Amaral (Deputado na Assembleia da República e membro da Comissão de Transportes), João Gonçalves Pereira (Deputado na Assembleia da República e Vereador na Câmara Municipal de Lisboa) e João Pedro Gomes (membro da Assembleia Municipal de Torres Vedras).

Numa sessão que contou com a sala bastante composta, foi abordada a temática da mobilidade em Portugal, nomeadamente a questão da comparticipação dos passes de transportes públicos, por parte do Governo, sendo que o concelho de Torres Vedras não se encontra abrangido por essa medida a aplicar no âmbito do Orçamento de Estado para 2019.

Os oradores começaram por referir a injustiça da medida, ao não ser aplicada à totalidade do país ou, pelo menos, aos municípios confinantes às Grandes Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto. Assinalou ainda que, segundo estudos recentes, a A8 é já responsável pela entrada de cerca de 68 mil veículos por dia em Lisboa, tantos quantos o IC19 faz entrar, sendo que muita dessa gente é do concelho de Torres Vedras. Foi ainda referido que os torrienses serão extremamente prejudicados se a medida não lhes for aplicada. Relativamente a Mafra, a título de exemplo, um cidadão de Torres Vedras irá pagar os mesmos 165€ de passe combinado (Barraqueiro Oeste – Metro/Carris), enquanto um cidadão residente em Mafra pagará pelo mesmo passe combinado 40€.

Tal traduzir-se-á, segundo os oradores, numa grande perda de competitividade do concelho de Torres Vedras, ao nível por exemplo da atração de novos residentes e investimentos, situação essa que urge inverter.

Neste âmbito, foi ainda revelado pelo CDS-PP de Torres Vedras uma série de ações que serão levadas a cabo, a nível concelhio, neste âmbito, com a colaboração do Grupo Parlamentar do CDS-PP na Assembleia da República.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here