publicidade

“Mobilidade sustentável: em segurança e com saúde” foi o tema da Semana Europeia da Mobilidade, que decorreu entre os dias 16 e 22 de setembro. Torres Vedras associou-se a esta iniciativa da Comissão Europeia, que pretende promover a mobilidade ativa, o transporte público e outras forma de mobilidade menos poluentes e mais inteligentes.

A semana teve início com a inauguração de uma zona de estadia e lazer, que resulta da proposta que venceu a anterior edição do concurso “Pensar a minha Rua”. Neste concurso, os habitantes de uma rua do Concelho podem apresentar soluções que visem a sua melhoria. Em 2021, as propostas podem ser apresentadas até ao dia 30 de setembro.

Com o objetivo de incentivar a utilização de meios suaves de transporte, foram oferecidas 10 inscrições no sistema de bicicletas partilhadas “Agostinhas”, enquanto 40 cidadãos usufruíram de um desconto de 50% no valor da inscrição.

Durante a Semana Europeia da Mobilidade foi instalada sinalização que apela ao uso de capacete por parte dos ciclistas que utilizam a Ecopista do Sizandro e uma turma do ensino secundário do Externato de Penafirme participou num passeio pela rede de ciclovias urbanas e numa visita ao Centro de Educação Ambiental.

No passado dia 22 de setembro assinalou-se, ainda, o Dia Europeu Sem Carros, com a Rua da Horta Nova a ser cortada ao trânsito. O objetivo passa por sensibilizar para a importância de reduzir a circulação de trânsito dentro das cidades e privilegiar a utilização de modos suaves (como andar a pé e de bicicleta) e dos transportes públicos, com vista à promoção da qualidade de vida e de garantir a sustentabilidade dos recursos naturais.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here