Numa época em que as reservas de combustíveis fósseis vão se esgotando e procuram-se alternativas aos mesmos na área dos transportes também de forma a diminuir a poluição e a melhorar a qualidade de vida das populações, a Câmara Municipal escolheu para tema das suas décimas primeiras conferências sobre ambiente e qualidade de vida a “Mobilidade Sustentável”.

A palestra final desta edição das mesmas aconteceu no dia 23 de maio, no Dolce CampoReal Lisboa, na qual esta temática foi abordada sob diversos prismas.

Após a mensagem de boas vindas proferida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, que referiu a importância estratégica da Mobilidade Sustentável para o Município, Catarina Celada (da Inteli) levou a cabo nessa palestra uma apresentação intitulada “A mobilidade sustentável como transformação económica e social”, em que abordou a importância da mobilidade como fator preponderante nas cidades inteligentes (smart cities) e nas cidades do futuro.

Miguel Finisterra, da Lexus Coimbra, apresentou seguidamente uma solução híbrida, de motor elétrico e motor de explosão, desta marca nipónica, capaz de aliar qualidade, performance e baixas emissões poluentes, numa intervenção intitulada “As novas tecnologias de mobilidade que vão mudar a economia”.

Na segunda parte desta conferência a jornalista Bárbara Barroso, responsável pelo caderno económico “Dinheiro Vivo” do Diário de Notícias, moderou um debate sobre “Os desafios das empresas na nova era da mobilidade” em que participaram Francisco Gomes (dos Transportes Paulo Duarte), José Botas (da Nissan), Laurinda Martins (da Barraqueiro Oeste), Carlos Jesus (da Zeev), Carlos Costa (da Mitsubishi) e Ana Margarida Santos (da Toitorres). Nesta mesa redonda verificou-se que é transversal a muitas organizações apostarem em soluções mais económicas e mais ecológicas nos transportes, o que a mobilidade elétrica oferece.

No final, os cerca de 60 participantes tiveram oportunidade de conduzir uma das 15 viaturas elétricas e híbridas que as marcas Nissan, Renault, Toyota, Mitsubishi, Tesla (Zeev) e Lexus colocaram à disposição para teste.

O ciclo de conferências sobre ambiente e qualidade de vida promovido pela Câmara Municipal apresentou este ano um formato diferente, tendo a novidade do mesmo se relacionado com a realização de palestras destinadas à comunidade escolar, nas quais participaram alunos da Escola Secundária Madeira Torres, do CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, da Escola Secundária Henriques Nogueira, da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, da Escola Profissional Fernando Barros Leal e da Escola Internacional de Torres Vedras, aos quais foi também proporcionada a experimentação de veículos elétricos.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here