A ’Moov-u’ é uma aplicação para os smartphones, lançada pela Rodoviária do Oeste, que tem como objetivo ajudar os utentes do serviço das carreiras ‘Rápidas’ de Lisboa.
Segundo refere a empresa de transportes públicos em comunicado, “queremos servir melhor os nossos clientes e reduzir alguns dos constrangimentos recorrentes, como a compra de bilhetes a bordo, os atrasos recorrentes destas situações, as filas e deslocações necessárias no final do mês para o recarregamento de passes, entre outros”.
A aplicação pode ser descarregada gratuitamente na ‘Play Store’ da Google para o sistema ‘Android’ e na ‘App Store’ da Apple para o sistema ‘iOS’ e permite aos utilizadores do serviço de ‘Rápidas’ de Lisboa a consulta de horários, a compra de títulos de transporte e o recarregamento dos seus passes mensais.
O recarregamento do passe fica disponível no prazo de 48 horas após a efectivação do pagamento, que pode ser feito através do ‘MBWay’, referência ‘Multibanco’ e por cartão de crédito. Ainda segundo a Rodoviária do Oeste, “durante 2020 queremos fazer crescer esta ‘App’, estamos a trabalhar no sentido de esta integrar todos os nossos serviços, para além de informação em tempo real sobre atrasos, tempos de saída das viaturas, entre outras funcionalidades que consideramos pertinentes para os utilizadores”.
A empresa pretende no decorrer deste ano alargar a funcionalidade da aplicação a toda a área de actuação do Grupo Tejo, que abrange a Rodoviária do Oeste, com a integração do serviço de informação para o consumidor em tempo real.
O Serviço ‘Rápidas’ de Lisboa envolve as seguintes linhas: Rápida Verde (Caldas da Rainha – Óbidos – Bombarral – Lisboa); Rápida Azul (Peniche – Praia da Areia Branca – Lourinhã – Lisboa); Rápida Laranja (Santarém – Cartaxo – Lisboa) e Rápida Vermelha (Rio Maior – Alcoentre – Lisboa).