publicidade

Realizou-se no dia 29 de Abril, na sede da Associação ESTUFA – Plataforma Cultural, a primeira edição da MOSTRA. A iniciativa juntou 23 jovens na apresentação de criações coreográficas de sua autoria.

Através de um júri composto por Maria Borges, professora da Escola de Dança Movimento, Magda Matias, coordenadora do Serviço Educativo da ESTUFA e a artista convidada Carlota Lagido, os jovens puderam ter uma avaliação cuidada do seu desempenho, sendo avaliados nos seguintes critérios: Originalidade da Coreografia; Rigor Técnico do Movimento; Consistência Estrutural no Tempo e no Espaço; Qualidade dos Figurinos e Fundamentação Teórica da Coreografia.

Nesta primeira edição da MOSTRA estiveram presentes as seguintes coreografias: Nº 1 – “Anjo da Guarda” de Ema Castelo e Filipa Correia; Nº 2 – “Dream” de Inês Silva, Carolina Rogado e Mariana Rogado; Nº 3 – “Hilfa” de Inês Silva e Carolina Rogado; Nº 4 – “Overcome the difficulties” de Leonor Barros e Carolina Plácido; Nº 5 – “Acreditar” de Luna Manata; Nº 6 – “Altos e Baixos” de Luna Manata e Júlia Santos; Nº 7 – “Metamorfose” de Mariana Vasconcelos e Tomé Ferreira; Nº 8 – “Nunca desistas de um sonho” de Tomé Ferreira; Nº 9 – “Elastic” de Sara Cardoso; Nº 10 – “Together by dance” de Bianca Lourenço e Sofia Leal; Nº 11 – “Espelho Sentimental” de Sofia Leal e Joana Miranda; Nº 12 – “Contraste” Jéssica Aguiar e Anastacia Russkikh; Nº 13 – “Strong” de Mariana Fernandes; Nº 14 – Grupo “Black Angel” com Luana Frade, Sofia Pinto, Susana Batista, Joana Pinto e Débora Nogueira.

Quatro das coreografias (Dream, Nunca Desistas de Um Sonho, Altos e Baixos e Black Angel) foram destacadas com menções honrosas pela qualidade e desempenho demonstrado. A coreografia mais votada pelo júri foi a nº5 “Acreditar” de Luna Manata.

Todos os participantes receberam um diploma de participação e tiveram ainda a oportunidade de realizar no dia seguinte o workshop Metodologias de Criação e Composição Coreográfica, formação com a coreógrafa e figurinista Carlota Lagido que orienta regularmente workshops de pesquisa, composição coreográfica e design de cena.

Em breve os participantes da MOSTRA irão também receber formação em Iluminação de Palco numa parceria com o Teatro-Cine de Torres Vedras.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.