publicidade

Semana Europeia da Mobilidade decorreu entre os dias 16 e 22 de setembro.

Em 2024 o Município de Torres Vedras, por meio da Câmara Municipal de Torres Vedras e da empresa municipal Promotorres, associou-se, de novo, à Semana Europeia da Mobilidade, a qual decorreu entre os dias 16 e 22 de setembro, tendo este ano tido como tema central: “Espaço Público Partilhado”.

No âmbito dessa associação, relacionado com este tema e durante o referido período temporal, toda a Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, em Torres Vedras, foi uma zona de coexistência, pelo que, durante sete dias, nesta praça, o peão foi considerado como elemento privilegiado em relação ao tráfego motorizado e foi imposta a velocidade máxima de 20 km/h.

Já para recordar o facto de a Praça 25 de Abril, em Torres Vedras, ser uma zona de coexistência, foram, neste local, nos dias 16 e 18 de setembro, colocados painéis de informação sobre as velocidades praticadas e distribuídos panfletos informativos das regras de utilização do espaço público em zonas de coexistência e residenciais. 

Também no âmbito da associação do Município de Torres Vedras à Semana Europeia da Mobilidade foram igualmente colocados painéis informativos sobre velocidades na Rua Manuel Rosário Brasil, no Turcifal (junto à Escola Básica Carlos Bernardes), e na Avenida 25 de Abril, no Ramalhal (junto à escola básica desta localidade), nos dias, respetivamente, 16 e 17 de setembro, e 18 e 19 de setembro. Com estas ações pretendeu-se sensibilizar os condutores que utilizam estas vias para respeitarem a velocidade máxima permitida nas mesmas, o que, frequentemente, segundo dados recentes, não acontece.

O Dia Europeu sem Carros, momento alto da Semana Europeia da Mobilidade, foi assinalado pelo Município de Torres Vedras no dia 20 de setembro, com a interdição de circulação de trânsito motorizado no troço norte da Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, entre as 9h00 e as 17h00. Durante o período em que vigorou essa interdição, o respetivo local foi utilizado para a realização de atividades educativas e lúdicas (gincanas de bicicletas, atividades de brincadeira livre, de mindfulness, de música e no âmbito da atividade física), nas quais participaram cerca de 400 alunos das escolas básicas da Conquinha e Padre Francisco Soares. Participaram também nessas atividades 16 alunos do 1.º ciclo do ensino básico da Escola Básica do Maxial que, igualmente no dia 20 de setembro, efetuaram uma visita à cidade de Torres Vedras subordinada à temática da segurança rodoviária, bem como 22 alunos da Escola Básica do Sarge que, também nesse dia, participaram numa ação de sensibilização para a utilização dos TUT – Transportes Urbanos de Torres Vedras.

A este propósito é de referir que, igualmente para assinalar o Dia Europeu sem Carros, e também no dia 20 de setembro, no âmbito de uma parceria do Município de Torres Vedras com a empresa Barraqueiro Oeste, a utilização dos TUT foi gratuita.

Ainda no dia 20 de setembro, e igualmente no âmbito do programa de atividades do Município de Torres Vedras relativo ao Dia Europeu sem Carros, foi dinamizado um passeio pedonal e de bicicleta adaptada destinado a utentes da APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas), o qual se desenrolou entre as instalações desta instituição e a Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, foram efetuadas medições de ruído no troço norte desta praça e, também na mesma, distribuíram-se folhetos explicativos do funcionamento das zonas residenciais e de coexistência.

Igualmente decorrente da associação do Município de Torres Vedras à Semana Europeia da Mobilidade foi levada a cabo, nos dias 16 e 17 de setembro, em Torres Vedras, a ação “Mini Agentes de Fiscalização”. Por meio dessa ação, que foi desenvolvida em colaboração com a PSP (Polícia de Segurança Pública), 242 alunos do 1.º ciclo do ensino básico das escolas básicas de Torres Vedras, Padre Francisco Soares e da Conquinha, após uma sessão teórica, distribuíram material informativo que visou a parabenização ou sensibilização relativamente ao correto estacionamento de veículos. 

Também no âmbito da referida associação foi desenvolvida junto da comunidade escolar uma outra ação, mais concretamente de utilização das ciclovias de Torres Vedras, a qual se realizou nos dias 18, 19 e 20 de setembro, tendo envolvido 105 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário das escolas Madeira Torres e Henriques Nogueira e da Escola Internacional de Torres Vedras. 

Do programa de atividades relativo à associação do Município de Torres Vedras à Semana Europeia da Mobilidade fez também parte: a edição do Torres Vedras Night Run de 18 de setembro; uma campanha para a adesão ao sistema das bicicletas de uso partilhado Agostinhas desenvolvida entre os dias 16 e 22 de setembro; a realização, também neste período temporal, no âmbito de uma parceria com o Instituto Nacional de Reabilitação, dos primeiros trabalhos de instalação de sensores eletrónicos em lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada situados na cidade de Torres Vedras, o que se destina ao fornecimento de dados para a plataforma “Acesso +”; e a organização da 17.ª edição do concurso “Pensar a minha Rua” (no âmbito do qual os munícipes torrienses são desafiados a propor soluções para a melhoria da rua onde habitam ao nível da mobilidade e da acessibilidade), cujo período de apresentação de propostas teve início no dia 16 de setembro e decorreu até ontem, dia 30 de setembro.

“Combina e Move-te!” é, recorde-se, o lema da Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa da Comissão Europeia que tem como objetivo, por meio de um vasto programa de ações dedicadas à mobilidade sustentável, promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa, do transporte público e de outras opções de mobilidade menos poluentes e mais inteligentes.

publicidade

Artigo anteriorExposição sobre a presença agostiniana em Portugal no Museu Municipal de Torres Vedras
Próximo artigo28º Corta Mato APECI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui