publicidade

O Município de Torres Vedras associa-se mais uma vez às Jornadas Europeias da Arqueologia.

De referir que este é um evento anual, que se realiza no terceiro fim de semana de junho, em cerca de 47 países membros do Conselho da Europa, e que tem como objetivo incentivar os poderes públicos, diversos intervenientes ligados à área da Arqueologia e as populações, a valorizarem e protegerem o património arqueológico.

A associação, este ano, do Município de Torres Vedras às Jornadas Europeias da Arqueologia vai se consubstanciar em duas ações: a abertura da mostra Isto é Arqueologia!, no dia 17 de junho, no Museu Municipal Leonel Trindade; e a realização de um Dia Aberto no Tholos do Barro, no dia 18 de junho.

No que concerne à mostra Isto é Arqueologia!, refira-se que a mesma estará patente até ao final de julho, e dará a conhecer projetos de investigação arqueológica dos investigadores da UNIARQ (Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa), sendo de destacar desses projetos o relativo ao Tholos do Barro, cuja apresentação inclui a exibição de registos de vídeo, recolhidos durante a campanha arqueológica realizada o ano passado nesse sítio.

Já o Dia Aberto no Tholos do Barro permitirá à população ficar a par da campanha de trabalhos arqueológicos que está em curso desde o final de maio neste monumento pré-histórico situado no Monte da Pena. As visitas ao mesmo serão proporcionadas das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30.

Recorde-se que o Tholos do Barro é o maior e mais bem conservado sepulcro de falsa cúpula do país, o qual terá sido construído no III.º milénio a. C. Trata-se de um sepulcro coletivo, descoberto no início de 1909 pelo arqueólogo francês Paul Bovier-Lapierre, tendo as primeiras escavações nesse sítio acontecido logo neste ano, sob o patrocínio do Museu Etnológico Português.

As duas referidas atividades são uma organização conjunta da Câmara Municipal de Torres Vedras e da UNIARQ.

asda
publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here