Esta foi uma iniciativa que decorreu por todo o país.
Decorreu dia 5 de novembro, pelas 11h05, o exercício público de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme” por todo o território nacional.
Associando-se à iniciativa, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras e os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras acompanharam a realização do exercício na Escola Básica da Ventosa. Todos os alunos, professores e funcionários deste estabelecimento de ensino executaram no âmbito do exercício os três gestos básicos de BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR durante um minuto, tendo-se seguido uma evacuação total do edifício onde se encontravam até ao ponto de encontro previsto.
Finalizado o exercício, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras procedeu à entrega simbólica de um diploma de participação emitido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, junto da coordenadora da Escola Básica da Ventosa. Na ocasião foi enfatizada a importância da participação em exercícios como o “A Terra Treme” de forma ativa, informada e consciente.
Paralelamente este exercício também foi efetuado no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras, tendo neste caso o seu inicio acontecido com o acionamento do alarme de incêndio do edifício, a que se seguiu a realização dos três gestos básicos de BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR durante um minuto por parte de funcionários municipais.