publicidade

O Município de Torres Vedras integra o grupo de atores chave que contribuiu para a elaboração do relatório “Commercialisation Strategy for Fuel Cell Electric Buses in Europe”, publicado recentemente, o qual foi promovido pela Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking (FHC JU) e elaborado pela Roland Berger.

Ao integrar e contribuir para este estudo, o Município de Torres Vedras pretende posicionar-se como um território interessado em apostar no estabelecimento de sistemas de transporte público “zero emissões,” com tecnologia de células de combustível de hidrogénio.

E aquele relatório fornece uma perspetiva para atingir conjuntamente um caminho na comercialização de autocarros a hidrogénio.

Recorde-se que a União Europeia e cidades pioneiras estão atualmente a estabelecer os sistemas de transporte público do futuro, sendo os autocarros movidos a hidrogénio por células de combustível cruciais para reduzir as emissões poluentes, atendendo aos seus requisitos operacionais. Os seus custos devem cair significativamente nos próximos tempos e o respetivo mercado vai tornar-se cada vez mais competitivo. De resto, um amplo conjunto de partes interessadas apoia a comercialização de autocarros a células de combustível de hidrogénio na Europa.

Com base nas conclusões daquele estudo, é fornecida uma avaliação que contribui para acelerar a sua comercialização a partir de um ponto de vista operacional. E reflete que nos próximos anos e a partir de agora faz sentido a aposta nos autocarros a hidrogénio.

Os elementos de base utilizados nesta análise têm origem em dados atuais e foram alvo de avaliação pelos membros da indústria de células de hidrogénio e de combustível, bem como pelos governos locais e os operadores de transportes públicos na Europa.

O relatório “The Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking (FHC JU)” é uma iniciativa conjunta que resulta de uma parceria público-privada única de apoio à investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração da tecnologia das células de combustível e energia de hidrogénio na Europa. O seu objetivo é acelerar a introdução desta tecnologia no mercado, percebendo o seu potencial como um instrumento de realização de um sistema de energia de baixo carbono.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.