publicidade

É já no dia 14 de Setembro que se celebra o Ecology Day.

Nesse âmbito, o Munícipio de Torres Vedras decidiu lançar uma iniciativa referente à PPLSSA – Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira – um local com valor patrimonial em termos naturais, históricos, culturais e paisagísticos.

Nos próximos dias 12 e 13 de Setembro vai-se realizar, então, uma ação de formação com o tema “Borboletas Diurnas da PPLSSA”.

Esta atividade será orientada por Hélder Cardoso, e tem como objetivo fornecer as bases para a identificação das espécies de borboletas mais frequentes na PPLSSA e capacitar os participantes a efetuarem um transeto de monitorização regular.

Poderão ser avistadas borboletas de diferentes espécies, nomeadamente: Papilio MachaonIphiclides feisthamelliZeryntia ruminaThymelicus sylvestrisPieris brassicaePieris rapae e Colias croceus.

Na sessão teórica serão abordados temas como o ciclo de vidas das borboletas diurnas, as famílias de borboletas presentes em Portugal e as espécies de borboletas que ocorrem regularmente na PPLSSA. Será, também, abordada e explicada a metodologia utilizada para monitorizar borboletas.

Os formandos podem contar, inclusive, saídas de campo para se proceder à definição e caracterização das espécies e também praticar o registo das borboletas nas folhas de campo.

O programa arranca no dia 12, com uma sessão teórica, das 10h às 12h30 no Centro Interpretativo da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (Cadriceira), seguindo-se a hora de almoço e uma sessão prática na Serra da Archeira das 14h às 16h. No dia 13, existirá a outra sessão prática no mesmo local, das 10h às 12h30.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas na área de agenda do site da Câmara Municipal de Torres Vedras ou aqui.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here