publicidade

O Município de Torres Vedras esteve representado, pela Vereadora Ana Umbelino, na conferência anual da Rede Europeia de Cidades e Regiões para a Economia Social (REVES), que decorreu entre 13 e 15 de abril, em Tulln (Áustria), subordinada ao tema “Economia Social: regiões e mercados alternativos para uma Europa social e sustentável orientada para o cidadão”.

Nesta conferência foram apresentados exemplos de boas práticas que demonstram a adoção de modelos alternativos por parte de organizações do terceiro setor em matérias de gestão, de marketing social, da construção de relações em rede e da criação de emprego para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Na Assembleia Geral da REVES, que teve lugar no dia 15 de abril, constou da agenda a aprovação e inclusão de Torres Vedras nesta plataforma. Após uma breve apresentação do município e da explicação dos motivos que legitimam a sua proposta de integração na rede, foi votada por unanimidade a integração de Torres Vedras, sendo o primeiro município português a integrar esta rede europeia.

Com a adesão de Torres Vedras à Reves perspetiva-se o reforço da inovação, do empreendedorismo, da cooperação transnacional por parte das organizações que compõem o ecossistema social local, reforçando particularmente o papel do Conselho Local de Ação Social.

Criada em 1997, a Rede Europeia de Cidades e Regiões para a Economia Social encontra-se, atualmente, implementada em 19 países da União Europeia. Assenta em parcerias entre as autoridades locais e regionais e organizações da economia social de diversos territórios (Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias, mutualidades, associações, fundações, ONG´s, empresas).

Elegendo como divisas a parceria, a participação e a coesão social, a REVES procura articular as políticas sociais preconizadas pela União Europeia e as dinâmicas de desenvolvimento local. A disseminação de boas práticas, a partilha de conhecimento e de competências, o desenvolvimento de projetos colaborativos com impacto ao nível local e a capacitação ativa dos seus membros pontuam como objetivos primordiais desta plataforma de inovação social.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.