Dia da Floresta Autóctone celebra-se a 23 de novembro.
No âmbito da associação do Município de Torres Vedras à 15.ª edição da Reflorestação Nacional, uma iniciativa dinamizada anualmente pelo Movimento Plantar Portugal para se celebrar o Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), realizar-se-ão proximamente um conjunto de ações, algumas delas destinadas à população em geral.
Dessas ações destinadas à população em geral refira-se, em primeiro lugar, a cedência gratuita de árvores de espécies autóctones, o que acontecerá: no Centro Florestal Municipal de Torres Vedras (situado no Maxial, no antigo edifício da Macieira) nos dias 15, 16, 22 e 23 de novembro, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h30; e nos Viveiros Municipais de Torres Vedras (situados perto da Fonte Grada, junto ao Canil Municipal de Torres Vedras), nos dias 29 e 30 de novembro, também das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h30.
Os interessados terão direito a um máximo de 25 árvores, limitado ao stock existente, entre os limites das seguintes espécies:
10 pinheiros manso (Pinus pinea)
5 pinheiros bravo (Pinus pinaster)
3 sobreiros (Quercus suber)
3 amieiros (Alnus glutinosa)
3 carvalhos alvarinho (Quercus robur)
2 ciprestes do Buçaco (Cupressus lusitânica)
2 azinheiras (Quercusrotundifólia)
1 zambujeiro (Olea europaea var. sylvestris)
1 azevinho (Ilex aquifolium)
1 loureiro (Laurus nobilis)
6 carvalhos português (Quercus faginea)
4 medronheiros (Arbutus unedo)
3 alfarrobeiras (Ceratonia siliqua)
3 freixos (Fraxinus angustifolia)
3 salgueiros (Salix atrocinera)
1 padreiro (Acer pseudoplatanus)
Recomenda-se aos interessados em usufruir desta iniciativa que levem saco ou caixa reutilizável para o transporte das plantas.
As árvores a ceder são jovens e encontram-se em torrão ou “raiz nua”, pelo que devem ser plantadas no local definitivo rapidamente.
Mais informações podem ser obtidas pelo n.º de telefone: 261 320 769; ou pelo email: gtf@cm-tvedras.pt.
Outra ação dirigida à população em geral relacionada com a associação do Município de Torres Vedras à edição deste ano da Reflorestação Nacional é uma caminhada pelos Cucos e Vale Escuro, que se realizará na manhã de 23 de novembro, a partir das 10h00 e das antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho de Torres Vedras. Ao longo desta caminhada, que se desenrolará por caminhos e trilhos num percurso circular com 8km, efetuar-se-á um enquadramento da zona onde se realiza e proceder-se-á à identificação de espécies biológicas existentes na mesma. As inscrições nesta ação, as quais são gratuitas e estão limitadas a um número de 35, devem ser efetuadas pelo email: marca@cm-tvedras.pt (indicando nome, n.º de telefone, NIF e data de nascimento). Mais informações podem ser obtidas pelo n.º de telefone: 261 320 769; ou pelo email: gtf@cm-tvedras.pt.
Ainda no âmbito da associação do Município de Torres Vedras à 15.ª edição da Reflorestação Nacional realizar-se-á uma outra ação dirigida à população em geral: será uma oficina denominada “Plantar e semear árvores”, que acontecerá na tarde do dia 30 de novembro. Esta oficina terá início pelas 15h00, no Torres Vedras LabCenter, com uma intervenção de apresentação e contextualização, sendo que posteriormente os participantes irão semear bolotas em vasos de faiança impressos em 3D e também em vasos normais. Pelas 16h00 o grupo participante dirigir-se-á à Quinta da Bogalheira (situada na freguesia do Ramalhal) para proceder à plantação de medronheiros. A oficina “Plantar e semear árvores” é uma organização do Lab Aberto FAB LAB em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, a Altri Florestal e a Life Terra. As inscrições nesta ação, as quais são gratuitas, podem ser efetuadas no site da Câmara Municipal de Torres Vedras (na área de Agenda ou na de Ambiente do mesmo).