Semana Europeia da Mobilidade decorre de 16 a 22 de setembro.
Em 2024 o Município de Torres Vedras, por meio da Câmara Municipal de Torres Vedras e da empresa municipal Promotorres, associa-se, de novo, à Semana Europeia da Mobilidade, a qual decorre, como sempre, entre os dias 16 e 22 de setembro.
No âmbito dessa associação a Promotorres proporciona durante o referido período uma promoção na adesão ao sistema das bicicletas de uso partilhado Agostinhas, a qual consiste na oferta da inscrição nesse sistema aos 10 primeiros interessados e num desconto de 50% no valor da inscrição no mesmo aos seguintes 40 interessados (sendo que o valor da inscrição no sistema Agostinhas é de 10€). Os interessados em usufruir desta campanha deverão dirigir-se ao Balcão da Mobilidade de Torres Vedras (localizado nas traseiras do edifício do Mercado Municipal de Torres Vedras), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Também no período de 16 a 22 de setembro e igualmente no âmbito da associação do Município de Torres Vedras à Semana Europeia da Mobilidade, toda a Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, em Torres Vedras, será uma zona de coexistência, pelo que, durante sete dias, nesta praça, o peão será considerado como elemento privilegiado em relação ao tráfego motorizado e será imposta a velocidade máxima de 20 km/h.
Segundo o Código da Estrada, numa zona de coexistência devem ser observadas as seguintes regras:
- Os utilizadores vulneráveis podem utilizar toda a largura da via pública;
- É permitida a realização de jogos na via pública;
- Os condutores não devem comprometer a segurança ou a comodidade dos demais utentes da via pública, devendo parar se necessário;
- Os utilizadores vulneráveis devem abster-se de atos que impeçam ou embaracem desnecessariamente o trânsito de veículos;
- É proibido o estacionamento, salvo nos locais onde tal for autorizado por sinalização;
- O condutor que saia de uma zona residencial ou de coexistência deve ceder passagem aos restantes veículos.
Para assinalar o Dia Europeu Sem Carros, no dia 20 de setembro, entre as 9h00 e as 17h00, o trânsito automóvel não será permitido no troço norte da Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, sendo que no mesmo, durante esse dia, dinamizar-se-ão atividades educativas e lúdicas.
Também durante o dia 20 de setembro, e igualmente no âmbito do Dia Europeu Sem Carros, a utilização dos TUT – Transportes Urbanos de Torres Vedras será gratuita. Esta medida, que será levada a cabo ao abrigo de uma parceria do Município de Torres Vedras com a empresa Barraqueiro Oeste, tem como objetivo a promoção do transporte publico urbano.
“Mini Agentes de Fiscalização” é outra ação com que o Município de Torres Vedras se associa em 2024 à Semana Europeia da Mobilidade. Por meio dessa ação, que será desenvolvida em colaboração com a PSP (Polícia de Segurança Pública), em áreas próximas das escolas básicas de Torres Vedras, Padre Francisco Soares e da Conquinha, nos dias 16 e 17 de setembro, alunos de escolas locais distribuirão material informativo que visa a parabenização ou sensibilização relativamente ao correto estacionamento de veículos.
A edição do Torres Vedras Night Run do próximo dia 18 de setembro também se insere na associação do Município de Torres Vedras à Semana Europeia da Mobilidade. No âmbito dessa ação serão, como sempre acontece no Night Run, proporcionadas caminhadas e corridas com a duração de uma hora, estando a concentração para a mesma marcada para as 21h15 e para a Praça Machado Santos, em Torres Vedras.
Ainda no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, o Município de Torres Vedras organiza de 16 a 30 de setembro a 17.ª edição do concurso “Pensar a minha Rua”. Recorde-se que com esta iniciativa os munícipes torrienses são desafiados a apresentar soluções para a melhoria da rua onde habitam ao nível da mobilidade e da acessibilidade. As propostas podem ser apresentadas por e-mail (para: mobilidade@cm-tvedras.pt) ou entregues diretamente no Balcão de Relações Públicas do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras.
“Combina e Move-te!” é, recorde-se, o lema da Semana Europeia da Mobilidade, a qual tem como objetivo, por meio de um vasto programa de iniciativas dedicadas à mobilidade sustentável, promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa, do transporte público e de outras opções de mobilidade menos poluentes e mais inteligentes.