publicidade

Em mais um passo dado pelo Município na promoção da democracia participativa, o mesmo proporcionou este ano pela primeira vez um Orçamento Participativo.

Depois da apresentação e votação preliminar dos projetos nas freguesias nos meses de maio e junho, da avaliação técnica dos mesmos em julho e agosto, e da votação dos 29 escolhidos em novembro, foram anunciados, hoje, 12 de dezembro, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, os vencedores.

E são eles:

  • “Unidade Móvel de Apoio Social em A dos Cunhados”;
  • ” Plataforma Elevatória da Associação de Solidariedade e Ação Social de Ponte do Rol”;
  • “Casa de Sabores e Tradições da Ponte do Rol”;
  • “Juntos Salvamos + Vidas na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães”;
  • “Aquisição de Ambulância para Bombeiros Voluntários de Torres Vedras”;
  • “Equipar o edifício Amigos do Ramalhal”;
  • “Asfaltagem da estrada até ao Casal de Porto Rio, em S. Pedro da Cadeira”;
  • “Ambulância de Socorro para a Freguesia da Silveira”.

De referir que este último projeto foi o mais votado, com um total de 544 votos.

250 mil euros foi o montante atribuído pelo Município ao Orçamento Participativo, sendo que os projetos propostos tinham de estar alinhados com a sua estratégia de desenvolvimento, nomeadamente com os princípios emanados da Agenda 21 Local.

No final da cerimónia, Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal, destacou a importância da participação ativa por parte dos torrienses e anunciou que iria propor em próxima reunião de Câmara, a execução do projeto n.º 16 – Identificação de passadeiras para invisuais e baixa visão na cidade de Torres Vedras – que, apesar de ter tido o número de votos suficientes para ser um dos vencedores desta edição, teve que ser excluído por ser o 3.º projeto vencedor na mesma freguesia, sendo que o regulamento apenas permite até 2 projetos vencedores por freguesia.

Refira-se ainda que nas sessões que decorreram nas freguesias e que contaram com a participação de mais de 650 pessoas foram apresentadas 51 propostas.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.