Em mais um passo dado pelo Município na promoção da democracia participativa, o mesmo proporcionou este ano pela primeira vez um Orçamento Participativo.
Depois da apresentação e votação preliminar dos projetos nas freguesias nos meses de maio e junho, da avaliação técnica dos mesmos em julho e agosto, e da votação dos 29 escolhidos em novembro, foram anunciados, hoje, 12 de dezembro, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho, os vencedores.
E são eles:
- “Unidade Móvel de Apoio Social em A dos Cunhados”;
- ” Plataforma Elevatória da Associação de Solidariedade e Ação Social de Ponte do Rol”;
- “Casa de Sabores e Tradições da Ponte do Rol”;
- “Juntos Salvamos + Vidas na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães”;
- “Aquisição de Ambulância para Bombeiros Voluntários de Torres Vedras”;
- “Equipar o edifício Amigos do Ramalhal”;
- “Asfaltagem da estrada até ao Casal de Porto Rio, em S. Pedro da Cadeira”;
- “Ambulância de Socorro para a Freguesia da Silveira”.
De referir que este último projeto foi o mais votado, com um total de 544 votos.
250 mil euros foi o montante atribuído pelo Município ao Orçamento Participativo, sendo que os projetos propostos tinham de estar alinhados com a sua estratégia de desenvolvimento, nomeadamente com os princípios emanados da Agenda 21 Local.
No final da cerimónia, Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal, destacou a importância da participação ativa por parte dos torrienses e anunciou que iria propor em próxima reunião de Câmara, a execução do projeto n.º 16 – Identificação de passadeiras para invisuais e baixa visão na cidade de Torres Vedras – que, apesar de ter tido o número de votos suficientes para ser um dos vencedores desta edição, teve que ser excluído por ser o 3.º projeto vencedor na mesma freguesia, sendo que o regulamento apenas permite até 2 projetos vencedores por freguesia.
Refira-se ainda que nas sessões que decorreram nas freguesias e que contaram com a participação de mais de 650 pessoas foram apresentadas 51 propostas.