
De acordo com a mesma entidade, o município com a maior fatia de adjudicações através da central de Compras é Torres Vedras.
A Central de Compras da OesteCim – Comunidade Intermunicipal do Oeste bateu em 2018 o recorde de transações e já permitiu aos 12 municípios, desde a sua criação em 2011, uma poupança de 3,7 milhões de euros.
“Este foi o ano em que o volume de transações da Central de Compras do Oeste mais cresceu”, disse hoje à Lusa Pedro Afonso Monteiro, secretário intermunicipal na OesteCim, sublinhando que as adjudicações acumuladas desde 2011 “ultrapassam os 24 milhões de euros”.
Criada há sete anos, a Central de Compras do Oeste “era pouco utilizada”, mas a sua função “foi recuperada com uma nova dinâmica” pelo novo conselho intermunicipal, presidido por Pedro Folgado (também presidente da Câmara de Alenquer) e pelo novo secretariado intermunicipal, em funções desde janeiro deste ano.
“Não faz sentido não utilizar a Central para conseguir preços mais competitivos para os municípios e outras entidades, como associações, que através dos acordos quadro podem conseguir condições mais vantajosas nas respetivas aquisições”, vincou Pedro Afonso.
Em comunicado, a OesteCim divulgou hoje que a Central de Compras totaliza já 28 acordos-quadro celebrados e que “cerca de 75% do total de adjudicações acumuladas pertence aos setores combustíveis, refeições e energia”.
De acordo com a mesma entidade, o município com a maior fatia de adjudicações através da central de Compras é Torres Vedras, seguido das Caldas da Rainha e da Lourinhã.
Além dos 12 municípios da OesteCim, a Central permitiu a “outras entidades beneficiar de reduções de preços de bens e serviços adquiridos”, entre as quais a União de Freguesias de A-dos-Cunhados (concelho de Torres Vedras), a União de Freguesias de Caldas da Rainha, Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório (Caldas da Rainha), a União de Freguesias de Dois Portos e Runa (Torres Vedras), a freguesia de Ribamar (Torres Vedras), a Associação de Fins Específicos Amo Mais e Associação de Socorros da Freguesia da Carvoeira (Torres Vedras).
A par, “em grande parte, dos projetos da OesteCim, as transações foram este ano feitas também através da Central”, havendo o objetivo de “alargar a ação a ainda mais freguesias e associações de toda a região”, referiu Pedro Afonso.
A Central de Compras da Comunidade Intermunicipal do Oeste (CC-OESTECIM) foi constituída em 2011 com o objetivo de desenvolver um sistema de compras eletrónicas comum para os 12 municípios e obter poupanças financeiras e processuais, através de um sistema de negociação e contratação centralizado.
A Comunidade Intermunicipal do Oeste é composta pelos municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
Corresponde à Unidade Territorial Estatística de Nível III (NUT III) Oeste.