publicidade

As comemorações do primeiro aniversário do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho decorreram esta sexta-feira, 5 de agosto, precisamente um ano após a sua inauguração. O equipamento conta, agora, com um jogo interativo que acompanha a exposição permanente, assim como duas instalações que evocam a importância da bicicleta enquanto meio de transporte, lazer e desporto.

Ao início da tarde, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, sublinhou os “bons resultados nesta meta volante do primeiro ano e que queremos que sejam incrementados nos anos seguintes”. A presidente da Câmara Municipal referiu os cerca de 5.000 visitantes que passaram pelo Museu ao longo do primeiro ano e destacou o recente reconhecimento do equipamento pela Associação Portuguesa de Museologia.

“Queremos que este Museu ajude a criar uma rede nacional de museus desportivos” acrescentou Laura Rodrigues, mencionando o trabalho de cooperação que tem vindo a ser desenvolvido com diversas entidades. No horizonte está, ainda, a valorização do espaço envolvente ao equipamento enquanto zona de lazer destinada a jovens e famílias.

asda

À receção de boas-vindas seguiu-se uma visita ao Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, que conta agora com o jogo “A Volta ao Museu”. Os visitantes são convidados a personalizar o seu atleta virtual, percorrendo várias etapas que põem à prova os conhecimentos sobre a modalidade e alguns dos seus protagonistas.

Durante a visita foi, também, apresentada uma bicicleta de grandes dimensões, que agora integra a exposição temporária Um Outro Lado da Bicicleta. Já o espaço exterior conta, agora, com um ponto de encontro em formato de bicicleta. Um local de referência para os passeios, treinos e competições da Academia Joaquim Agostinho e para todos os que, diariamente, recorrem à bicicleta para praticar atividade física.

Multitudes: Future Nostalgia foi a performance de dança contemporânea da escola de dança Performact, da autoria de Ali Clarke, que explorou a magia da bicicleta e dos momentos domésticos e quotidianos. A apresentação antecedeu o momento em que se cantaram os parabéns ao Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho e que marcou o final das comemorações do seu primeiro aniversário.

publicidade

Artigo anteriorProfessores do concelho de Torres Vedras estiveram em “ação na Europa”
Próximo artigoGuardião do Oceano denúncia “lixeira em floresta na zona de Torres Vedras”
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui