A Estrada Nacional 2 recebe de quarta a domingo o grande prémio internacional homónimo, e a freguesia de Marrazes, Leiria, no domingo, o Campeonato Nacional de Cross Country Olímpico (XCO).
A primeira edição do Grande Prémio Nacional 2 é uma corrida de classe 2.2 internacional,
disputando-se ao longo de cinco etapas, totalizando 764,5 quilómetros, que atravessam Portugal de lés a lés.
A prova começa, na quarta-feira, com uma ligação de 140,7 quilómetros, entre Chaves e Castro Daire, que inclui duas contagens de montanha de segunda categoria nos últimos 40 mil metros.
Segue-se, no dia seguinte, uma viagem de 177,2 quilómetros, desde Castro Daire até Pedrógão Grande.
O terceiro dia começa em Pedrógão Grande e termina em Montargil, depois de percorridos 144,1 quilómetros. A quarta etapa, no sábado, liga Montargil a Aljustrel ao longo de 159,7 quilómetros.
As pedaladas finais unem Ferreira do Alentejo a Faro, no último troço da Nacional 2, que terá 142,8 quilómetros.
O traçado apresenta-se adequado para sprinters e roladores. Vão participar as nove equipas continentais portuguesas, mas três equipas de clube nacionais, Fortunna/Maia,
Sicasal/Constantinos/Delta Cafés e FGP/Cube Bombarral. De fora chegam oito formações,
destacando-se as continentais profissionais Caja Rural-Seguros RGA e Euskadi Basque Country-Murias.
A pista de XCO de Marrazes, por sua vez, uma das competições mais esperadas pelos praticantes e adeptos de BTT, o Campeonato Nacional de XCO. Após um sábado dedicado aos treinos, será no domingo que a verdadeira ação acontece.
Às 9h00 inicia-se a manga de cadetes masculinos, masters e paraciclismo. Às 11h00 correm todas as femininas e os juniores masculinos. A prova masculina de elite e sub-23 arranca às 14h30.
A prova vai decorrer na pista permanente de Marrazes, que tem 4,4 quilómetros de perímetro e que sofreu ligeiras alterações que a tornam mais fluída e que permitem melhores acessos do público a zonas de espectáculo.