Nem a chuva afasta os foliões de Torres Vedras
publicidade

CARNAVAL DE TORRES VEDRAS 2018

FOLIA INUNDA TORRES VEDRAS EM DOMINGO DE CARNAVAL

O Corso de Domingo do Carnaval de Torres Vedras tinha razões para um começo tímido, mas a verdade é que os foliões torrienses, já com provas dadas noutros Carnavais, não se deixaram intimidar e saíram às ruas para mostrar as máscaras que andavam há meses a ser preparadas. “Mares e Oceanos” é o tema desta edição e durante estes 6 dias de festa toda a fauna e flora aquática possível e imaginária encontra-se na cidade.

Nem Pamela Anderson faltou, rumando à terra do Carnaval “mais português de Portugal” de fato de banho e boia de salvação, não deixando que ninguém se afogasse na chuva que teimava em cair. A criatividade dos foliões parece não ter fim, fazendo rir todos quanto assistem aos festejos carnavalescos.

Os 8 carros alegóricos produzidos para esta edição do Carnaval de Torres foram finalmente conhecidos e não desiludiram ninguém: foram autênticas naus cravejadas de “piratas” da política nacional, com a geringonça a navegar e a oposição à deriva; “surfistas” de desportos milionários, com Ronaldo, Messi e Neymar a jogar um futebol de milhões; e “tubarões” que são líderes internacionais, com uma cadeia alimentar em que o Zé Povinho tenta escapar de Merkel, Juncker, e até de António Costa.

O ritmo contagiante dos grupos de bombos de Santa Maria de Jazente e de Santiago Figueiró foi constante, com os cabeçudos a dançarem no seu estilo frenético. Seguiam-se a OSGA, cavalinhos e outros conjuntos que tais, dando música a Fidalgos, Ministros e Matrafonas, Lúmbias, Marias Cachuchas e restantes mascarados.

Os 41 grupos que desfilaram no Corso Noturno de ontem também saíram à rua, num dia que contou com a entrega de prémios do respetivo Concurso de Mascarados. E este ano a “cerimónia”, liderada pela Real Confraria do Carnaval, contou com convidados de honra.

Depois de terem reunido com o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, e Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, rumaram ao Palácio Real, onde puderam cumprimentar Suas Altezas os Reis do Carnaval e seguir para a entrega de prémios.

Devidamente equipados com o vibrante cachecol do Carnaval de Torres ao pescoço, fizeram-se acompanhar por Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais, que seguia de tubarão na cabeça e máquina fotográfica em “riste”, e Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal, cujos óculos não tinham lentes. A comitiva, em que também se inseria a vereação torriense, contou ainda com a presença de Maria Joaquina Matos, presidente da Câmara Municipal de Lagos.

As “Suadas e Safadas” foram as grandes vencedoras, com o grupo a arrecadar o Prémio da Real Confraria 2018. As 47 lagostas e lagostinhas dos Casalinhos de Alfaiata levaram ainda para casa o 2º lugar do Prémio Grupos e o 3º lugar do Prémio Público.

Os “Escondidinhos no Buraquinho” também saíram vencedores, com o grupo de Torres Vedras a conquistar o 1º lugar do Prémio Grupos e o 2º lugar do Prémio Público. Já as “Alforrecas Gradilenses” conquistaram o coração dos torrienses, ficando em 1º lugar no que toca ao Prémio Público. Os “Foliões Cá do Sítio” vieram do Sarge para ganhar o 3º lugar do Prémio Grupos.

Já sem chuva, o primeiro Corso Diurno do Carnaval de Torres Vedras 2018 continuou ao ritmo do Toc’Andar, que dá voz aos êxitos que marcam a festa torriense. Consigo seguiu uma multidão de foliões que afinam a voz para mais uma de 5 noites de folia.

publicidade

Artigo anteriorO corso escolar já começou!!!
Próximo artigoExposição “Guerra” na Casa Jaime Umbelino

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui