No dia Mundial da asma o Vitinho volta à vida dos portugueses
publicidade

“Que a Asma não te Pare” – campanha que alerta para os riscos no não controlo da asma.

Dia 1 de Maio é o dia Mundial da Asma e tendo em conta que se trata de uma doença que afecta 700 mil portugueses, 300 milhões em todo o mundo, o Instituto Mundipharma devolve o Vitinho ao ecrã dos portugueses.

Numa campanha que visa sensibilizar a população para o controlo desta doença foi incluído um vídeo do Vitinho em que são descritos alguns dos sintomas da doença e a importância da criação de hábitos.

De acordo com o Instituto Mundipharma é sobretudo uma inadequada adesão ao tratamento regular e contínuo e a utilização incorrecta dos dispositivos inalatórios que justificam os números alarmantes: nove em cada 10 doentes com asma não controlada têm percepção errada do estado de controlo da sua doença.

Esta ausência regular no tratamento da asma pode dificultar a procura de melhor tratamento e tem consequências: da agudização da asma, com necessidade de internamento, a consultas de urgência e absentismo escolar e laboral.
Segundo um estudo do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, o aumento do controlo da asma permitiria uma poupança de cerca de 184 milhões de euros por ano em Portugal, o representaria uma redução de 20% na despesa global com a doença.

Há três anos que o Instituto Mundipharma desenvolve campanhas que visam, através de uma linguagem simples e directa, com a participação de figuras públicas, transmitir uma mensagem positiva sobre a asma aos doentes e seus familiares. Este ano a campanha conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP), da Fundação Portuguesa do Pulmão, da Associação Portuguesa de Asmáticos (APA) e do Grupo de Trabalho de Problemas Respiratórios (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here