publicidade

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Visão. E para já deixo uma pergunta no ar:

Quanto vale a sua visão?

A visão é um dos sentidos mais importantes na nossa qualidade de vida. Uma boa parte da nossa aprendizagem é feita pelas imagens que observamos Sem ela torna-se mais difícil acompanhar e entender o mundo que nos rodeia.

A perda de visão por norma é gradual e durante muito tempo não trás desconforto físico. Os olhos não doem.  E por essa razão a visão é muito vezes descurada.

Quem nunca, quando voltou ao seu especialista da visão, pensava que tinha passado pouco tempo, no máximo dois anos e afinal eram 5 anos, ou mais. Esta situação é mais habitual do que julgamos e aí reside, com frequência, a causa de vários problemas, doenças e ametropias ligadas à visão.

Como qualquer outra área ligada à nossa saúde, a nossa visão é tanto melhor quanto maiores forem os nossos cuidados de prevenção. Os nossos hábitos e estilo de vida têm muito que ver com a qualidade da nossa visão, mas de quando em quando é importante estar com um especialista para uma avaliação profissional. E por isso hoje, no Dia Mundial da Visão, venho falar da importância dos rastreios visuais.

O rastreio visual permite dar pistas sobre eventuais problemas que mereçam ser avaliados por um especialista de visão e proceder, precocemente, ao encaminhamento da pessoa. Esta é a “magia” dos rastreios: dá-nos a possibilidade de detetar alterações em fases tão iniciais, e muitas vezes assintomáticas, que é possível tratar imediatamente e assim garantir o melhor prognóstico.

O sistema visual é extremamente complexo e sofisticado. Por vezes só existem sintomas em fases avançadas da doença onde já existem perdas de visão irreversíveis. No que toca à saúde dos nossos olhos devemos jogar pelo seguro. Só assim poderemos minimizar os danos e potenciar a qualidade de vida.

Para demonstrar o quão importante é avaliar a saúde ocular nas diferentes fases da vida, passo agora a fazer referência às particularidades visuais de cada um dos seguintes grupos: crianças, jovens adultos e seniores.

  • As crianças são o grupo mais delicado dos três. Isto deve-se ao facto da nossa visão se desenvolver e amadurecer desde o nascimento até à idade escolar (6-9 anos). E, portanto, qualquer obstáculo ao desenvolvimento de uma visão normal e saudável que surja neste período, pode comprometer irreversivelmente a visão da criança. Isto se o distúrbio não for detetado e tratado atempadamente. Por isso, se não forem detetados motivos, por exemplo pelo médico pediatra ou pelos pais, para uma avaliação mais precoce, é extremamente importante levar as crianças ao oftalmologista pela primeira vez por volta dos 3 anos de idade e continuar a fazer avaliações visuais periódicas por prevenção, de preferência uma vez por ano.

Uma criança não se vai queixar que vê mal porque não conhece outra realidade senão aquela.

  • A visão dos jovens adultos enfrenta, atualmente, novos desafios. As tecnologias fazem cada vez mais parte do nosso dia-a-dia. O uso de aparelhos eletrónicos durante muitas horas e a exposição prolongada à luz azul emitida pelos mesmos acarreta consequências para a saúde ocular. Queixas como olhos secos ou lacrimejantes, visão turva, cansaço visual, dificuldade em focar e dores de cabeça são cada vez mais comuns.

Sabemos que a exigência visual é cada vez maior e, portanto, devemos redobrar o cuidado com os nossos olhos.

  • Já nos seniores o foco incide principalmente no despiste de patologias, nomeadamente lesões na retina associadas a doenças sistémicas como a Diabetes. Outras doenças associadas à idade como as cataratas, que é a principal causa de cegueira evitável em todo o mundo, são detetadas e o indivíduo é encaminhado para a especialidade de oftalmologia.

O objetivo é, mais uma vez, detetar e tratar o mais cedo possível qualquer patologia que possa causar perda de visão e consequentemente afetar a independência e qualidade de vida do sujeito.

Sem mais delongas deixo a sugestão para realizarem exames de rastreio e prevenção com regularidade, de 2 em 2 anos, mesmo que acreditem ter uma visão perfeita ou assim que surja alguma queixa.

Adote uma atitude preventiva e proteja a sua visão.          

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here