publicidade

O norte-americano Blair Conklin foi o grande vencedor do Internacional de Skimboard, na categoria Open, que terminou hoje no Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley. Na grande final, o atleta de Laguna Beach, EUA, fez a nota mais alta do campeonato, com dez pontos em dez possíveis, totalizando um score de 18,93 (em 20 pontos possíveis”). “É um prazer estar cá em Santa Cruz, diverti-me imenso a semana toda, foi ótimo ver tanta gente de tantos países, como a França, ou Espanha, ou Brasil. Foi muito bom ver todos juntos aqui”, disse Blair no pódio desta prova.

Em segundo lugar ficou Marcos Casteluber, com um score total de 13,87 pontos. O atleta de Vitória, Espírito Santo, no Brasil, que está a residir em Lisboa, foi outro dos destaques desta prova. “As ondas não foram das melhores mas quem é atleta tem de enfrentar todo o tipo de ondas e todo o mundo fez o seu melhor. Parabéns ao Blair que é uma inspiração para todos e eu estou muito feliz de pelo menos ter chegado à final”, disse o atleta brasileiro. Com um score total de 13,76 pontos e em 3.º lugar ficou o atleta de Sesimbra, Emanuel “Mega” Embaixador que já venceu este campeonato várias vezes, e em 4.º lugar ficou Ricardo Dias, vencedor da prova em 2015, que totalizou uma pontuação de 11,60 pontos.

Na categoria feminina a grande vencedora foi Tânia Simões. Em 2.º lugar ficou a francesa Anabelle Bianchi, em terceiro a atual campeã nacional Leila Mendes e em 4.º Marta Barreto. Na escalão sub-14 o grande vencedor foi o atleta mais novo em prova. Com apenas 8 anos, Duarte Luz, deixou para 2.º lugar Gonçalo Ferreira, e na terceira posição ficou Martim Souto. Quanto ao escalão sub-18, o 1.º prémio foi para João Luz (irmão de Duarte), batendo assim Duarte Jardim (2.º), Gonçalo David (3.º) Francisco Vitoriano (4.º).

Norte-americano Blair Conklin vence Internacional de Skimboard
Na categoria feminina a grande vencedora foi Tânia Simões. Foto: Rita Alves dos Santos

Falta ainda conhecer os vencedores do escalão Seniores e Masters of Universe. Na primeira categoria o grande vencedor foi Pedro Santos Ribeiro, deixando para a 2.ª posição António Pires, para a 3.ª Flávio Cabrita e para a 4.ª Jonas Fernandes. No escalão Masters, foi Pedro Lopes que venceu a prova, atleta que recentemente venceu uma prova internacional em Sununga, Brasil, também na categoria Masters. Em 2.º lugar ficou Norberto Ferreira, em 3.º José Costa, e em 4.º Sergio Gil “Shein”, atleta de Barcelona.

De notar que esta é uma prova que leva já 14 anos de história, sendo que desta feita contou com cerca de 70 atletas de vários países, tudo sob a organização de José Costa da Associação Sealand.

Open Water Swim Race com ato simbólico

Quanto ao Open Water Swim Race, as condições de visibilidade – devido ao nevoeiro que ontem invadiu a Praia do Centro – não permitiram que a prova se disputasse como previsto. Assim, em vez da travessia praia Centro – praia Formosa – praia Centro, a organização optou por realizar um ato simbólico. Os 13 atletas entraram na água e fizeram um percurso de natação em águas abertas de cerca de 300 metros, regressando à areia, mantendo assim a simbologia desta antiga tradição da praia de Santa Cruz, que já remonta há mais de 60 anos.

Norte-americano Blair Conklin vence Internacional de Skimboard
Os 13 atletas entraram na água e fizeram um percurso de natação em águas abertas de cerca de 300 metros. Foto: Rita Alves dos Santos

Na prova participaram, por exemplo, o ex-atleta olímpico Miguel Arrobas. “Sou um nadador de águas abertas e ultra maratonas, por isso tudo o que houver de águas abertas e e que possa abrir uma nova prova no calendário nacional, num país de mar como o nosso, eu estou disponível para ajudar. Estamos aqui incluídos no Ocean Spirit, neste grande festival, e por que não ter uma prova de águas abertas? Não tivemos sorte com o tempo e a segurança tem de estar em primeiro lugar. Não foi pelas ondas, mas pelo nevoeiro que não nos deixava ver e era muito complicado”, referiu Miguel Arrobas, nadador que participou nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, já la vão 24 anos.

Quem também marcou presença na prova – e no Ocean Spirit pela primeira vez – foi o conhecido velejador solitário Ricardo Diniz. “Tenho uma relação muito longa com o mar, mais do que com a vela. Nem considero que a vela seja o meu desporto, é mais a minha missão, quando vou para o mar desenvolver projetos para comunicar Portugal, no fundo sou um desportista de ondas e de mar. Faço bodysurf, bodyboard, e ontem fiz a travessia das Berlengas até Peniche em Stand Up Paddle. E como estava aqui perto, e soube desta iniciativa, juntei-me à festa, ao Ocean Spirit que é espetacular. É a primeira vez que cá venho, até tenho vergonha de dizer isso, e a ideia era irmos todos para dentro de água e nos divertirmos”, começou por dizer.

“A segurança acima de tudo, e com muito pouca visibilidade ia ser muito perigoso nos expormos a este nevoeiro. E portanto simbolicamente fomos nadar em frente durante uns minutos. Estivemos todos dentro de água a tentar recriar uma tradição que já não se realiza há muitos anos. Para o ano tenho a certeza que vamos ter muito bom tempo e muitas pessoas a fazer a prova”, concluiu o navegador que desde 1996 desenvolve projetos, missões e expedições, para comunicar Portugal no mundo através do Mar.

Decorreu ainda hoje a cerimónia de abertura do Ocean Spirit World Waveski Surfing Titles, que arranca amanhã e decorre até dia 24 de julho, último dia do evento. Durante a cerimónia em que todos os atletas estavam acompanhados das bandeiras nacionais ouviram-se os respetivos hinos, marcando assim oficialmente o arranque da prova. A modalidade está assim também de volta a Santa Cruz, para mais um ano de muita ação em que vão participar mais de 90 atletas de 14 países.

Norte-americano Blair Conklin vence Internacional de Skimboard
A modalidade está assim também de volta a Santa Cruz, para mais um ano de muita ação em que vão participar mais de 90 atletas de 14 países. Foto: Rita Alves dos Santos

“É um prazer para mim e para o município de Torres Vedras receber estes atletas. Temos por cá boas praias e muito boas ondas. Para o Santa Cruz Ocean Spirit é muito importante receber esta grande prova de waveski seja a nível económico, como a nível social. Estes nossos 20 quilómetros de costa são um excelente local para acolher atletas e famílias. São 12 praias, em que temos acessibilidade para todas as pessoas”, disse o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes. A cerimónia contou ainda com a presença da presidente da World Waveski Surfing Association, Jackie Dillon – que é, aliás, uma das presenças mais assíduas no Santa Cruz Ocean Spirit nos últimos anos – ou da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

A chamada para o arranque do Ocean Spirit World Waveski Surfing Titles está marcado para amanhã às 7h.

Noite de festa com mais de 8.000 visitantes na Aldeia Neptuno

Ontem à noite cerca de 8.000 pessoas encheram a Aldeia Neptuno, para ouvir o DJ Telmo Pereira, seguindo-se os internacionais Pow Pow Movement, a banda de reggae e dancehall fundada em 1990 em Colónia, na Alemanha.

Hoje, o palco estará a cargo dos Putzgrilla, um projecto musical nascido em Portugal e que se propõe a trazer uma lufada de ar fresco à cena eletrónica nacional. Uma mistura explosiva entre as sonoridades mais urbanas desde o Funk Brasileiro, o Hip Hop ou Zouk com a energia do EDM, teve como primeiro single o tema “Bunda”. Squeeze Me é o mais recente sucesso da banda. A noite no Palco Neptuno termina com o DJ Mauro Barros.

O Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley é uma organização da Associação Ocean Spirit e da Câmara Municipal de Torres Vedras, com o patrocínio principal da Tetley. O evento conta ainda com o patrocínio das Águas do Vimeiro, MEO, Montepio e Shine Media; a rádio oficial Mega Hits; A Fuel TV como televisão oficial; o apoio institucional do Turismo de Portugal e do Turismo do Centro; o apoio à divulgação da Beachcam, Kayaksurf.net, Portal Aventuras, Vert Magazine e Torres Vedras Web; e o apoio da RPower, da Toitorres-Toyota e do Oeste Portugal.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.