
“Nós Matámos o Cão Tinhoso” estreia dia 26 de Novembro no Teatro-Cine de Torres Vedras, em Torres Vedras. Esta peça da Companhia João Garcia Miguel (Cia. JGM) está a percorrer o país, num propósito de descentralizar a cultura, objetivo muito presente no trabalho da Cia. JGM.
“Nós Matámos o Cão Tinhoso” faz parte do Ciclo Ondas Africanas, que conta com um trabalho combinado entre actores, músicos e artistas visuais africanos e portugueses. A peça é inspirada no livro do autor moçambicano Luís Bernardo Honwana, escrito em 1964, que é considerado um projeto literário primordial da literatura moçambicana moderna.
Apesar das várias situações e emoções de incompreensão, injustiça social, alienação/desalienação de sonho e realidade, estas “estruturas sociais violentas” conseguem envolver e mover o leitor numa energia afectiva, pela sua extraordinária capacidade de persuasão.
Textos Originais: Nós Matámos o Cão Tinhoso e O Inventário de Imóveis e Jacentes, de Luis Bernardo Honwana
Direcção e Encenação: João Garcia Miguel
Assistente de Encenação: Rita Costa
Interpretação e co-criação: Sara Ribeiro e Frederico Barata
Música: Ricardo Martins e Joana Guerra
Cenografia: João Garcia Miguel
Figurinos: Sara Ribeiro e João Garcia Miguel
Assistência de Cenografia: Rita Prata
Realização de objecto cénico: António Cinzas
Apoio técnico à cenografia: Rui Viola
Direcção Técnica e Desenho de Luz: Luís Bombico
Direcção de Som: Manuel Chambel
Produção Executiva: Raquel Matos
Apoio à Produção: Tiago Câmara Pereira
Assessoria de Imprensa: Alcina Monteiro e Joana Rosa
Comunicação: Alcina Monteiro e Sara Ribeiro
Fotografia, Vídeo, Design: João Catarino
Uma co-produção: Teatro Cine de Torres Vedras, Câmara Municipal de Torres Vedras, A Oficina, Centro Cultural Vila Flor, Centro Cultural de Ílhavo, Cia Jgm, Teatro-Ibérico, Anim’art, Globo Dikulu e Junta de Freguesia do Beato.
Apoios: AUDEX, Cine Teatro Louletano e Câmara Municipal de Loulé, Rui Viola Produções, Companhia Olga Roriz