
A quarta edição do Novas Invasões decorre entre os dias 2 e 5 de setembro em Torres Vedras, num formato adaptado à situação de pandemia. O festival voltará a contar com o Mercado Oitocentista no Largo de São Pedro, Largo Wellington e Rua Almirante Gago Coutinho, que será palco de recriações históricas ao longo de 4 dias.
Os voluntários interessados em integrar o Hospital de Campanha poderão participar na formação “Vivências e costumes de uma pessoa no século XIX“, que decorre nos dias 28, 29 e 30 de agosto e 1 de setembro, das 10h00 às 17h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras.
O objetivo da formação passa por promover a coesão do grupo, a exploração do quotidiano de um hospital de campanha, as vivências de uma pessoa no século XIX, as suas tradições e costumes e a influência que ingleses e franceses trouxeram aquando da guerra. A formação terá a seguinte estrutura:
- Exercícios de dinâmicas de grupo
- Noção de espaço cénico
- Reconhecimento do corpo
- Aquecimento corporal e vocal
- Utilização da voz como forma expressiva de comunicação
- Visualização criativa
- Duelos físicos e psicológicos
- Construção de pequenos enredos
- Enquadramento histórico
- Exercícios de dinâmicas de grupo
- Construção de momentos teatrais
- Exercícios de dinâmicas de grupo
A entidade formadora é a Ofícios com História, sendo que todos os candidatos deverão ter mais de 16 anos e serão sujeitos a casting de seleção.
Já os participantes no Mercado Oitocentista poderão participar no workshop “Criação e recriação de personagem“, a realizar nos dias 27, 28 e 29 de agosto, no Largo Frei Eugénio Trigueiros nº 17, 19 e 21, em Torres Vedras.
O workshop que tem como objetivo fornecer todas as ferramentas necessárias para os participantes desempenharem o seu papel no Mercado Oitocentista. Serão feitas dinâmicas e jogos teatrais para que possam viver e sentir como uma personagem de 1810. O workshop terá a seguinte estrutura:
- Dar a conhecer métodos de trabalho e pesquisa que permitam a criação de personagens relacionados com o período histórico;
- Criar pequenas dramatizações com carácter histórico que possam ser utilizadas posteriormente em situações de animação.
Para efetuar inscrição, os interessados deverão enviar um e-mail indicando nome completo, data de nascimento, morada, contacto telefónico e experiência profissional (na área do Teatro, caso exista). Mais informações e inscrições através do número 261 320 760 ou do e-mail cultura@cm-tvedras.pt