Novembro voltou a ser o
publicidade

Pelo terceiro ano consecutivo, o Município organizou a iniciativa “Novembro, mês da Ciência & Tecnologia”, de forma a assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro).

O programa da mesma incluiu este ano mais de 30 atividades dirigidas ao público escolar e ao público em geral, nas quais se contabilizaram cerca de duas mil participações.

Tal como nas suas edições anteriores, da iniciativa constou a atividade “Ciência, o que se faz por cá?”, com  a realização de visitas de estudo, dirigidas a alunos do 9.º ano de escolaridade e do ensino secundário, nas quais se dá a conhecer instituições sedeadas no Concelho, que estão envolvidas em projetos de investigação científica, ou que utilizam tecnologia com interesse para a comunidade escolar. Associaram-se a esta atividade, em que se contabilizaram 463 participações, as seguintes entidades: Grupo Linos, Tecnimede, Sociedade de História Natural, Eugster&Frismag, Noras Performance, Campus Neurológico Sénior, Uavision, Queijo Saloio e Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

A programação do “Novembro, mês da Ciência & Tecnologia” incluiu também de novo a realização de um conjunto de tertúlias/palestras, mais concretamente: Agricultura intensiva e sustentável – uma prática possível!, proferida por Ricardo Braga, do Instituto Superior de Agronomia; Biotecnologia – soluções inteligentes para problemas ambientais, proferida por Vítor Sérgio e Pedro Teixeira, da Bio Task; Valorização dos recursos biológicos marinhos, proferida por Sara Novais, do Mare – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Instituto Politécnico de Leiria; Marés do mar e do espaço, proferida por Roberto Gamboa, também deste último instituto; Estamos a aquecer, e agora?, proferida por Carlos da Câmara, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Sérgio Leandro, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Sandra Pedro, técnica da Câmara Municipal, e António Gonçalves, da LabAberto Fab Lab; e Portugal é um pais de terramotos. O que devemos saber e o que podemos fazer?, proferida por João Moedas Duarte, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 304 participações foram contabilizadas nestas ações.

O programa da iniciativa incluiu este ano também a realização de workshops sobre temáticas diversas (tais como Basic, Modelação 3D, Anprino e Schach & Makey Makey), dirigidos à comunidade escolar e ao público em geral, nos quais se registou 180 participações.

A área da Conservação da Natureza também esteve presente em 2019 no “Novembro, mês da Ciência & Tecnologia”, mediante a realização da ação de sensibilização “Tubarões e Raias – Conhecer para Proteger”, a qual resultou de uma parceria entre o Centro de Educação Ambiental e o Mare – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo nesta atividade participado alunos de vários níveis de escolaridade, desde o 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário. O Dia Nacional do Mar (16 de novembro) foi comemorado com uma sessão desta atividade dirigida a famílias. Nestas ações participaram 321pessoas.

Já o Dia Nacional da Cultura Científica (24 de novembro) foi dedicado às famílias, com a atividade “Dia da Ciência e Tecnologia- vem experimentar!”, na qual se proporcionou várias possibilidades de exploração livre e orientada nas áreas da programação, robótica, eletricidade e biologia.

A astronomia também foi contemplada nesta terceira edição do “Novembro, mês da Ciência & Tecnologia”, nomeadamente com a atividade “Viagem pelo céu noturno – planetário insuflável”, a qual foi dinamizada pela equipa do Parque Astronómico – Centro de Ciência Viva de Constância, que proporcionou sessões dirigidas ao ensino pré-escolar, 1.º ciclo do ensino básico e a famílias, as quais contaram com 240 participações.

O Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, que se comemora em 2019, não foi esquecido neste “Novembro, mês da Ciência & Tecnologia” – no dia 26 de novembro, o Teatro-Cine recebeu o show de ciência “Química por tabela 2.0” , dinamizado pela Fábrica – Centro de Ciência Viva de Aveiro, no qual participaram 300 alunos do 3.º ciclo do ensino básico.

Também integrado nesta terceira edição da iniciativa, foi dinamizado mais uma vez a “Semana da Ciência & Tecnologia no LabCenter”, tendo nesse âmbito esse espaço acolhido atividades que contaram com a colaboração do Politécnico de Leiria, do LabAberto Fab Lab, da ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática), do Clube de Robótica da Escola São Gonçalo e dos serviços educativos municipais Robótica para Todos, da Biblioteca Municipal e Quero ser Cientista.

Ainda no âmbito do “Novembro, mês da Ciência & Tecnologia” de 2019 estiveram disponíveis no Torres Vedras LabCenter várias mostras, relativas: à Feira de Ciência – mãos na massa; ao projeto “On Stage”; a projetos da atividade de enriquecimento curricular Robótica para Todos; a projetos do Clube de Robótica da Escola São Gonçalo; a projetos da ANPRI; a projetos do LabAberto Fab Lab; e ao Livro Científico, dinamizada pela Biblioteca Municipal.

publicidade

Artigo anteriorBruno Pernadas num “concerto para os mais novos” em Torres Vedras
Próximo artigoRepresentante dos Utentes do Oeste “saiu preocupada” de reunião com OesteCIM
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui