publicidade

Equipa de paleontólogos portugueses e espanhóis publicaram recentemente na revista “Historical Biology” um novo estudo sobre dinossauros terópodes do Jurássico Superior de Portugal, isto é, com cerca de 150-145 milhões de anos. Este estudo descreve um exemplar ainda juvenil de um dos grandes dinossáurios carnívoros do Jurássico.

Este estudo resultou dos trabalhos de investigação que se têm vindo a desenvolver nos últimos anos sobre o registo de dinossauros do Jurássico Superior português, em particular sobre os dinossauros terópodes. Este trabalho foi desenvolvido em colaboração com paleontólogos da Sociedade de História Natural (Torres Vedras, Portugal), Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências e Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, Instituto Dom Luiz (Universidade de Lisboa) e UNED (Madrid). Os terópodes são um grupo de dinossáurios bem representado no Jurássico Superior de Portugal, sendo conhecidos diversos taxa, correspondendo sobretudo a formas de grande porte, como por exemplo Ceratosaurus, Torvosaurus, Allosaurus ou Lourinhanosaurus. O exemplar agora descrito corresponde a um individuo juvenil que embora esteja estreitamente relacionado com outras formas conhecidas no registo português (Allosaurus e Lourinhanosaurus), apresenta algumas características distintas à das formas até agora conhecidas.

O exemplar foi descoberto na zona costeira no limite entre os municípios de Torres Vedras e Lourinhã pelo senhor José Joaquim dos Santos, cuja coleção foi cedida ao município de Torres Vedras e sob gestão científica da Sociedade de História Natural, em Torres Vedras, instituição na qual está depositado actualmente o exemplar.

A combinação de características pouco comuns identificadas através do estudo deste novo exemplar poderia justificar a descrição de uma nova espécie. Contudo, a presença de três formas sincrónicas estreitamente relacionadas requer mais investigação sobre a sua variabilidade. O novo exemplar é uma das evidências mais completas conhecidas até ao momento de dinossauros terópodes do Jurássico Superior de Portugal e o primeiro individuo juvenil descrito neste registo. Este exemplar acrescenta informação relevante para o conhecimento do registo de terópodes do Jurássico Superior de Portugal. A possibilidade de se tratar de uma nova espécie ou de um individuo juvenil de um dos dinossauros já conhecido terá de ser confirmada com futuros trabalhos.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.