publicidade

A Aliança de Falantes de Português de Massachusetts (MAPS, na sigla em inglês) está a desenvolver um programa para ajudar os imigrantes de língua portuguesa a encontrar trabalho, disse à Lusa fonte da organização.

“É muito importante que tenhamos um entendimento claro das necessidades das nossas comunidades para que as possamos servir da melhor forma”, explicou em nota enviada à Lusa a diretora dos Serviços de Integração de Imigrantes da MAPS, Dulce Ferreira.

O novo programa chama-se MAPS Step-Up e, durante esta fase inicial, vai procurar averiguar as necessidades da comunidade em termos de formação profissional e emprego e criar uma série de soluções.

“Esperamos que, ao contribuirmos para a eliminação de barreiras linguísticas e culturais, conectando os nossos clientes com empregadores e oportunidades de formação, lhes possamos dar as condições para avançarem nas suas carreiras e arranjarem melhores empregos, com melhores remunerações”, explicou Dulce Ferreira.

A MAPS, que auxilia mais de 10 mil falantes de português todos os anos, garante que o programa já ajudou vários associados a conseguir emprego.

A organização já estabeleceu parcerias com instituições de formação profissional, bem como com entidades empregadoras.

O programa também vai financiar aulas de Inglês e formação profissional em Inglês.

Nesta primeira fase, está disponível para falantes de português residentes de Boston, através dos escritórios da organização de serviços sociais e de saúde em Dorchester e Brighton.

O programa será financiado com uma bolsa da cidade de Boston, a Community Development Block Grant, que nos últimos sete anos apoiou 321 projetos, atribuindo uma média de 741 mil dólares (cerca de 678 mil euros) a cada um.

Com seis escritórios em Massachusetts, a missão da MAPS é ajudar a população de portugueses, brasileiros e cabo-verdianos do estado a obter serviços de saúde e sociais adequados.

Segundo os últimos censos, existem 439 mil portugueses, cabo-verdianos e brasileiros em Massachusetts, mais os seus descendentes.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.