publicidade

COM A 9ª PRESENÇA NUMA DAS PROVAS MAIS DURAS DE BTT DO MUNDO

NUNO MARGAÇA PERSEGUE FEITO INÉDITO

 Nuno Margaça, atleta de btt residente em Runa, irá estar pela nona vez consecutiva na Titan Desert, uma das provas por etapas mais exigentes do mundo e apelidada de Rali Dakar das bicicletas.

Disputa-se em solo Marroquino, junto à fronteira com Argélia em pleno deserto do Sahara. A principal novidade para desta edição é o inicio na cordilheira do Atlas em Boumalne Dadas, a mais de 900 mts de altitude, onde os atletas disputarão os mais de 125 kms da primeira etapa numa cota superior aos 2000 mts de altitude. As cinco restantes etapas, perfazendo os mais de 620 kms da prova rumam para sul, onde os atletas enfrentarão as pistas pedregosas e as dunas elevadas, sob temperaturas que rondam entre os 38 e os 46 graus. Nesta edição estão inscritos cerca de 618 de atletas oriundos de 12 nacionalidades de diferentes continentes, com presença confirmada de atletas conceituados e ex-vencedores das provas mais notáveis a nível mundial, como o Le tour de France, La Vuelta ou o Giro de Itália, destacando-se o incontornável Cadel Evans, vencedor do Tour de France.

titan desert

Nuno Margaça, de 46 anos é detentor do estatuto de Titan Legend – titulo atribuído aos atletas que já percorreram mais de 3500 kms em prova. No entanto, este ano após concluir a primeira etapa, a organização irá realizar uma homenagem a congratulá-lo com o titulo “Titan Legend Platina”. Apenas 7 atletas em todo o mundo alcançaram esta distinção, que enaltece quem já atingiu os 5000 kms em prova, sendo que Nuno Margaça será o primeiro português a consegui-lo.

Para além, deste registo o atleta runense está inscrito numa classe denominada “Adventure”, onde os atletas ao longo das 6 etapas e de 620 kms realizados em condições adversas e debaixo de condições climatéricas extremas não podem receber qualquer assistência médica, física e mecânica, ao invés de todas as restantes classes onde os atletas terminam as etapas e realizam massagens de recuperação para a etapa seguinte, como também entregam as bicicletas aos mecânicos para substituição dos componentes afetados e respetivas afinações.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.