publicidade

A contagem decrescente para o Carnaval de Torres Vedras arrancou, para a maior parte dos Torrienses, ainda no ano passado. Agora que estamos a menos de 24 horas do arranque oficial do Carnaval, o Torres Vedras Web foi ao estaleiro municipal espreitar alguns dos carros alegóricos que desfilam já este Sábado pelas ruas da cidade.

A Creative Factory ganhou, no concurso aberto pela primeira vez pela Promotorres, a produção do novo Carro dos Reis, um carro de tema livre e o carro alusivo à política local.

“Zézinho” é o nome escolhido pela equipa de criativos da empresa torriense para o carro de tema livre. E facilmente percebemos o porquê da escolha… Apesar de ser o carro de menores dimensões, apresenta um Zé Povinho com cerca de quatro metros de altura e com características muito curiosas. Trata-se de “uma personagem ‘afeminada’, que se adequou aos tempos contemporâneos, fazendo poses no quarto junto do seu pau de selfie – que é uma enxada com um telemóvel posto no topo” explica Tiago Pombal, designer criativo e responsável pelo projecto de Carnaval da Creative Factory.

O Carnaval está a chegar... Fomos espreitar os carros!

E se o “Zézinho” promete fazer sucesso já na noite de Sábado, o que dizer do tão esperado Carro dos Reis? “É a nossa jóia da coroa” explica. Literalmente, percebemos nós. O novo Carro da Realeza do Carnaval torriense é um autêntico museu sobre rodas. “Não só porque retracta o Carnaval de Torres de uma forma intemporal, baseando-se naquilo que era o Carnaval e o Carro dos Reis há muitos anos atrás, como tem uma projecção para o futuro. Sabemos que, transportando a mensagem que transporta, vai conseguir circular durante muitos anos.” E vai conseguir circular, até porque conta com a ajuda de quatro cavalos esculpidos, todos sobre nuvens. Suas altezas reais irão saudar o povo folião sentados por baixo de uma grande coroa erguida por mulheres.

A azáfama toma conta do estaleiro municipal, onde se ultimam todos os preparativos dos carros alegóricos. Há muitos dias que se trabalha “em modo non-stop” conta Tiago Pombal. Tal como nos restantes, também o carro da política local tem uma carregada carga satírica, tipicamente carnavalesca. E se contamos com a presença do actual Presidente da Câmara, aqui na versão “Carlinhos dos Bosques”, não se pense que o anterior líder da autarquia foi esquecido. O Super Cami sobrevoa todo um painel de figuras ilustres, que vão desde o Bob o Construtor (Bruno Ferreira, vereador com o pelouro do Planeamento Estratégico e Territorial) a Agostinha (Laura Rodrigues, Vice-Presidente da Câmara e responsável pelo pelouro da Actividade Física).

Planeamento Estratégico e Territorial

Afinam-se os pormenores e parece que está quase tudo pronto para o arranque do Carnaval mais português de Portugal. O trabalho faz-se ao som dos ritmos brasileiros, que dão a inspiração para o que sai das mãos destes profissionais, que há muito concentram energias para dar cor e luz aos corsos carnavalescos que invadem as ruas de Torres Vedras.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.