publicidade

Este reconhecimento e chancela abrange os concelhos de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, numa área total de 1154km2 e com uma costa de 72km.

Durante este ano, o Geoparque Oeste, abriu o seu Centro de Interpretação no Bombarral, acolheu mais de 1000 alunos e professores provenientes de todas as geografias do país, em visitas guiadas, participou em certames nacionais e internacionais, desenvolveu a sua rede de parceiros que conta hoje com mais de 200 entidades, associando ao seu projeto mais de 100 produtos locais de excelência. Através do seu programa de Geoguias formou mais de 100 pessoas que hoje comunicam o território de forma diferente e enquadrada com os verdadeiros valores do património natural e cultural.

Para João Serra, Presidente da Direção da AGEO, “o Geoparque Oeste trouxe a este território um destaque científico, educativo e turístico único e singular, comunicando o Oeste e o seu património e as suas gentes na Europa e no Mundo. Um ano depois de receber a chancela de Geoparque Mundial da UNESCO, o Geoparque Oeste está a preparar uma nova candidatura de alargamento do território, com o objetivo de ver também reconhecido pela UNESCO os concelhos de Alenquer e Óbidos, mas também o arquipélago das Berlengas. É ainda um dos candidatos à organização do maior encontro de Geoparques no mundo, a 12ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO, em 2027.

Miguel Reis Silva, Coordenador Executivo do Geoparque Oeste, considera que “o Geoparque Oeste veio contribuir para o desenvolvimento de uma rede regional de valorização do património natural e cultural, dando corpo a um conjunto de dinâmicas empresariais e associativas que agora começam a juntar-se em prol do desenvolvimento sustentável do território, tendo por base as pessoas, as suas tradições e os seus costumes, sem esquecer a identidade de cada concelho, mas também os valores do seu património material e imaterial, hoje reconhecido pela UNESCO”.

O Geoparque Oeste integra a rede nacional de Geoparques Mundiais da UNESCO, composta por outros cinco Geoparques, a Rede Europeia de Geoparques, composta por 109 territórios e a Rede Mundial de Geoparques, composta por 213 territórios espalhados por 50 países em todo o mundo.

A Direção da AGEO, convida todos os interessados a visitar o CIGO – Centro de Interpretação Geoparque Oeste, localizado na rua 6 de Outubro, 13A, no Bombarral.

publicidade

Artigo anterior“Dia da Unidade” do Comando Territorial de Leiria da GNRcomemora-se no Bombarral
Próximo artigoCentro2030 financia construção da Escola Básica de Silveira
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui