Pedro Filipe Soares destacou a redução do teto máximo das propinas para o ensino público, a gratuitidade dos manuais escolares para todo o ensino público obrigatório, o aumento do abono de família e das pensões.
O Bloco de Esquerda de Torres Vedras, organizou no passado dia 24 de Novembro na sua sede, um debate sobre o tema “Orçamento de Estado de 2019 – O que quer o Bloco”.
O debate contou com a presença de Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco e membro da Mesa Nacional, que procurou esclarecer os presentes sobre muitas das medidas já conquistadas pelo partido para o Orçamento de Estado do próximo ano, bem como muitas outras em cima da mesa e ainda em discussão.
Destas medidas, Pedro Filipe Soares destacou a redução do teto máximo das propinas para o ensino público, a gratuitidade dos manuais escolares para todo o ensino público obrigatório, o aumento do abono de família e das pensões.
Defendeu ainda que uma maior equidade fiscal permitiria uma maior justiça na prestação de serviços públicos de qualidade, acabando com o estigma que faz com que pobres dependam de maus serviços públicos enquanto ricos possam e prefiram recorrer a privados, nomeadamente no que diz respeito à saúde e ao ensino, defendendo que um maior investimento na esfera pública permitiria obter serviços de elevada qualidade para todos, acabando com a separação social entre quem tudo pode e quem de tudo depende.
Em jeito de avaliação global, considera o Orçamento de Estado para 2019 positivo para o país, uma vez que continua na linha de devolução de rendimentos às famílias, ainda que de forma mais limitada do que seria desejável.