O líder parlamentar do BE debateu o Orçamento de 2019 em Torres Vedras
publicidade

Pedro Filipe Soares destacou a redução do teto máximo das propinas para o ensino público, a gratuitidade dos manuais escolares para todo o ensino público obrigatório, o aumento do abono de família e das pensões.

O Bloco de Esquerda de Torres Vedras, organizou no passado dia 24 de Novembro na sua sede, um debate sobre o tema “Orçamento de Estado de 2019 – O que quer o Bloco”.

O debate contou com a presença de Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco e membro da Mesa Nacional, que procurou esclarecer os presentes sobre muitas das medidas já conquistadas pelo partido para o Orçamento de Estado do próximo ano, bem como muitas outras em cima da mesa e ainda em discussão.

Destas medidas, Pedro Filipe Soares destacou a redução do teto máximo das propinas para o ensino público, a gratuitidade dos manuais escolares para todo o ensino público obrigatório, o aumento do abono de família e das pensões.

Defendeu ainda que uma maior equidade fiscal permitiria uma maior justiça na prestação de serviços públicos de qualidade, acabando com o estigma que faz com que pobres dependam de maus serviços públicos enquanto ricos possam e prefiram recorrer a privados, nomeadamente no que diz respeito à saúde e ao ensino, defendendo que um maior investimento na esfera pública permitiria obter serviços de elevada qualidade para todos, acabando com a separação social entre quem tudo pode e quem de tudo depende.

Em jeito de avaliação global, considera o Orçamento de Estado para 2019 positivo para o país, uma vez que continua na linha de devolução de rendimentos às famílias, ainda que de forma mais limitada do que seria desejável.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here