
As novas tecnologias influenciam cada vez mais a vida das pessoas, até se chegar a um ponto onde os avanços técnicos são totalmente inseparáveis dos próprios seres humanos. Homem e tecnologia unidos como uma única entidade. Com a inteligência artificial, este caminho poderá ser um misto de sensações.
No entanto, até esse dia chegar, o processo de integração das novas tecnologias na sociedade será contínuo e cada vez mais rápido. E uma das partes fundamentais desse quotidiano será o lazer, onde os avanços serão certamente ainda mais palpáveis.
A seguir, seguem-se alguns dos pontos que ajudam a entender o papel da tecnologia no entretenimento atual e como esta interage com os utilizadores.
A tecnologia e o entretenimento
Exploramos, agora, o papel fundamental que a tecnologia desempenha no lazer contemporâneo, abordando o modo como influenciou as nossas atividades recreativas e a forma como nos relacionamos com o mundo do entretenimento.
A Revolução digital e a acessibilidade ao entretenimento
Um dos impactos mais notáveis da tecnologia no entretenimento é a democratização do acesso a várias formas de diversão.
A digitalização dos conteúdos tornou a música, os filmes, os livros e os videojogos disponíveis à distância de um clique, eliminando as barreiras geográficas e económicas.
Atualmente, qualquer pessoa com acesso à Internet pode desfrutar de uma vasta gama de opções de entretenimento no conforto da sua própria casa.
As novas formas de jogar
Quando falamos de novas tecnologias e de entretenimento, a primeira coisa que nos vem à cabeça são os videojogos, sendo os que mais beneficiaram com os avanços.
Agora têm mais realismo, possibilidades, uma variedade de géneros e até modos online. Mas estes também evoluíram para novas fórmulas e surgiram os eSports. Em Portugal, inclusive, existe uma federação da modalidade.
E por falar em jogos, a tecnologia é também a razão pela qual muitos setores, chamados de mais tradicionais, deram um salto para o mundo digital e com bastante sucesso. Um deles é o dos casinos.
Agora, atrás de um conceito denominado iGaming, o mundo dos casinos, outrora as casas do entretenimento, são a prova de que é possível replicar através da tecnologia a emoção e o desafio recorrendo a diferentes tipos de software.
Por exemplo, modalidades como o blackjack, o mítico 21, vivem uma nova vida no digital, com novas variantes e mais possibilidades de diversão. A tecnologia possibilitou a existência de modos multijogador e até mesmo de salas com diferentes níveis de aposta.

O streaming de conteúdos cresce a olhos vistos
A televisão tem sido um dos meios de entretenimento mais populares e tem contado centenas de histórias cativantes, mas é um modelo que está a perder força face às suas alternativas digitais.
Plataformas de streaming como a Netflix, Spotify e YouTube redefiniram a forma como consumimos conteúdos. A possibilidade de aceder a filmes, programas de televisão e música a qualquer hora e em qualquer lugar alterou a nossa experiência de entretenimento. A tecnologia transformou a indústria cinematográfica e musical, permitindo aos criadores chegar a audiências globais sem depender dos canais tradicionais.
Redes sociais e socialização digital
As redes sociais transformaram como nos relacionamos entre nós e partilhamos experiências. O entretenimento é agora partilhado online, desde fotografias de férias a críticas de filmes.
Além disso, os próprios meios de comunicação social criaram uma forma de socialização, permitindo-nos estabelecer contactos com amigos, familiares e comunidades com interesses semelhantes em todo o mundo.
Como será o entretenimento do futuro?
Com efeito, esta é uma pergunta bastante complicada de responder, especialmente se estivermos a falar de um futuro distante. E se falamos de tecnologia, um futuro distante refere-se há 20 anos a partir de agora. Mas é possível especular, claro, e sempre numa análise lógica do desenvolvimento do entretenimento nos últimos anos.
É seguro dizer que o entretenimento estará cada vez mais ligado a uma tecnologia que dá atualmente os primeiros passos, mas que tem um enorme potencial: a Realidade Aumentada ou a Realidade Virtual.
Graças a estas tecnologias, será possível integrar os elementos físicos que temos à nossa volta em casa, como mesas ou cadeiras, ou na rua, como edifícios ou praças, com elementos virtuais que veremos por meio de um ecrã.
Um exemplo disto, muito simples, é claro, seria o turismo virtual (Torres Vedras já tem elementos para o realizar) ou as tecnologias como os Oculus Rift que já permitem jogar diferentes jogos em meio mais imersivos.
Em última análise, a tecnologia transcendeu, sem dúvida, o seu papel de ferramenta e tornou-se um fator essencial para as nossas experiências de entretenimento.
Do conforto das nossas casas à interação global, a tecnologia alargou e enriqueceu o panorama do entretenimento. No entanto, é fundamental abordar estes desenvolvimentos de forma sensata, compreendendo tanto os seus benefícios como os seus potenciais desafios, para garantir que o entretenimento digital melhora a nossa qualidade de vida sem comprometer a nossa essência humana.