publicidade

É ao sexto dia de Ocean Spirit que o surf chega às praias de Santa Cruz, em Torres Vedras. O Festival Internacional de Desportos de Ondas vê assim, a partir de amanhã, uma etapa de qualificação da World Surf League (WSL) a decorrer na Praia da Física. A apresentação da prova decorreu ao final desta manhã e contou com a presença de alguns dos atletas portugueses que irão integrar a competição, como Nicolau von Rupp e Tomás Fernandes.

“Santa Cruz é uma praia bastante carismática. É uma das melhores para a prática do surf no Verão” destacou von Rupp que, à semelhança de Tomás Fernandes, não tendo ranking para competir nas provas de maior pontuação (10000 pontos), integra este World Qualifying Series de baixa premiação (1000 pontos). “É uma boa oportunidade para nós” sublinhou Tomás Fernandes, acrescentando que “é mega importante termos uma etapa destas em Portugal.”

Francisco Spínola, representante em Portugal da WSL, sublinhou, no entanto, a participação de atletas que aproveitam a prova para treinar para outras com maior cotação. Spínola lembrou ainda que o Santa Cruz Pro 2016 decorre na mesma altura do Ocean Spirit, que celebra este ano o seu décimo aniversário. “Nada melhor para assinalar estes dez anos do que ter uma prova da WSL nas águas de Santa Cruz” afirmou, parabenizando o festival oestino. “É provavelmente um dos spots mais consistentes da nossa costa no Verão, portanto temos a garantia de que o António Pedro [director desportivo do festival] e o Marcelo Martins [director da prova] vão encontrar o melhor banco de areia para que os melhores surfistas possam encontrar as melhores ondas.”

O surf está a chegar ao Ocean Spirit. Santa Cruz Pro 2016 arranca amanhã
Na Praia da Física assistem-se aos últimos preparativos da prova que arranca amanhã. Foto: Rita Alves dos Santos

O representante da WSL destacou ainda a presença de Vasco Ribeiro, atleta que apesar de ocupar a 62ª posição do ranking WQS – tendo acesso aos QS de 10000 – irá integrar o Santa Cruz Pro 2016.

A apresentação da prova, que decorreu no Noah Surf House, contou ainda com a presença de Francisco Cruz. O surfista, que “joga em casa”, foi um dos wild cards (atletas convidados) juntamente com Tiago Santos, e não esconde o entusiasmo. “É uma honra. É sempre uma honra competir em casa e voltar a estas ondas.”

Um namoro que pode dar em casamento

“Espero que seja a primeira experiência de muitas” começou por avançar Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, sobre a parceria com a World Surf League. O autarca destacou o desejo de que “Santa Cruz se posicione neste mundo dos desportos de ondas”, sublinhando a importância da realização da prova, que decorre entre amanhã e o próximo Domingo.

O Santa Cruz Ocean Spirit parece já ter regresso marcado no próximo ano, entre 14 a 23 de Julho. Quanto à continuidade da realização de uma prova de qualificação da WSL, Carlos Bernardes disse que, primeiro, há que fazer a avaliação e, posteriormente, passar à decisão.

“Temos vindo a namorar” confessou o edil que, no caso de o balanço ser positivo, não fecha a porta a uma próxima edição do Santa Cruz Pro. Se assim for… “Cá estaremos para fazer o casamento e preparar a boda.”

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.