Óbidos é um dos seis municípios que integram a Rede das Cidades Criativas da UNESCO, um projeto que visa estruturar uma oferta inovadora de turismo criativo com impacto a nível regional e nacional.
A apresentação desta rede, que representa um investimento total de 1,4 milhões de euros, aconteceu na passada terça-feira, 10 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã, cidade que lidera o consórcio.
O projeto, explica a Turismo Centro de Portugal, “prevê ações organizadas pelos diversos parceiros”, cabendo à TCP “assegurar ações de comunicação, de projeção internacional e de capacitação e dinamização da rede”. Aos seis municípios compete o desenvolvimento, em conjunto, de iniciativas como uma “exposição itinerante, programas de residências artísticas e a sinalização dos itinerários turísticos”. Localmente, caberá a cada município assegurar “o ecossistema cultural e criativo, atuando nas diferentes fases da cadeia de valor da produção criativa”.
Neste capítulo, Óbidos tem já preparadas duas ações-piloto: “Laboratórios de Memórias – Viajar pelo passado, presente e futuro” e “Rota Literatura em Viagem”.