Óbidos lança rede com 120 quilómetros de percursos pedestres
publicidade

A Câmara de Óbidos quer concluir até 2022 uma Rede Municipal de Percursos Pedestres, numa extensão de 120 quilómetros, que promove a interligação entre todas as freguesias e os locais de interesse turístico e paisagístico do concelho.

A rede irá contar com “20 percursos temáticos, relacionados com pontos de interesse de cada uma das freguesias, como os ginjais, os moinhos ou arrota do calcário, entre outros”, disse hoje à agência Lusa a vereadora com o pelouro da Saúde e Bem-estar, Margarida Reis.

O projeto, integrado no programa municipal “Óbidos mais ativo”, visa implementar uma rede integrada de vias multiúsos, incluindo ecovias, percursos pedestres, cicláveis, acessíveis, e rotas temáticas que ligarão todo o concelho.

Dos vinte percursos, seis já estão ativos, prevendo a vereadora que “até ao final de 2022 toda a rede esteja concluída”.

A criação de alguns percursos e a recuperação de outros que já existiam foram candidatos a programas do Turismo de Portugal, dependendo o investimento da autarquia “do valor dos apoios que venham a ser aprovados”, explicou Margarida Reis.

Os percursos já concluídos foram apresentados na segunda-feira, data em que foi também celebrado um protocolo entre a Câmara e todas as Juntas de Freguesia do concelho que ficarão responsáveis pela manutenção e conservação dos diversos trilhos que passem pelos seus territórios.

A autarquia lançou um site na internet com informação sobre a extensão e o grau de dificuldade de cada um dos percursos, alguns dos quais, segundo Margarida Reis, “se pretende que venham a ser candidatos a integrar a Grande Rota dos Percursos Pedestres, que engloba percursos e trilhos e vários países da Europa”.

A informação sobre os percursos e as suas características técnicas está disponível em desdobráveis individuais, no Posto de Turismo de Óbidos, ou em www.obidos.pt, no separador ‘Percursos Pedestres’.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here