
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Proteção Civil.
O que uma vez demos como garantido está em profunda alteração. O mundo mudou – como fenómenos atmosféricos, a gestão da pandemia provocada pela Covid-19 ou as situações de conflito armado.
Esta quarta-feira, dia 1 de março, assinala-se o Dia Mundial da Proteção Civil, que não só assume um papel particularmente importante na salvaguarda da vida das populações, como fá-lo com espírito colaborativo e de compromisso.
Desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e autarquias locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas, esta organização visa prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos bem como proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.
Celebrar este dia é continuar a trabalhar para um novo futuro e para a promoção de prevenção e de segurança.
Queremos agradecer a todas as pessoas que integram os Corpos de bombeiros, Forças de segurança, Forças Armadas, Autoridades marítima e aeronáutica, INEM e demais serviços de saúde e Sapadores florestais, por tornarem Portugal um país seguro e resiliente.