(Everaldo Coelho/Unsplash)
publicidade

Descubra as novas regras para obter licença de alojamento local no Porto e como a GuestReady pode facilitar o processo e ajudar a garantir o sucesso do seu AL.

A obtenção de uma licença de alojamento local (AL) no Porto passará brevemente a obedecer a novas regras. De modo a valorizar projetos de reabilitação e regeneração urbana que acrescentem porte à “Invicta”, o ‘Regulamento Municipal para o Crescimento Sustentável do Alojamento Local’, que traz novas indicações sobre a obtenção de licenças para novos ALs no Porto, estará em fase de consulta pública até ao próximo dia 4 de abril.

Mas quais são, afinal, os novos critérios para a obtenção de uma licença de alojamento local no Porto que estão em discussão? É o que veremos já de seguida.

O que diz o novo regulamento de alojamento local no Porto?

O novo regulamento municipal sobre concessão de licenças para alojamento local no Porto passará a fazer a distinção entre as várias zonas da cidade em função da profusão e pressão que o AL está a provocar em cada freguesia.

Assim, de acordo com o diploma, as freguesias que apresentarem um rácio de pressão de AL igual ou superior a 15% passarão a ser consideradas como “áreas de contenção”, enquanto que aquelas que apresentarem um rácio de pressão inferior passarão a ser denominadas por “áreas de crescimento sustentável”. Para efeitos de diferenciação, a autarquia tem em consideração os territórios pré-reforma administrativa (ou seja, as freguesias existentes antes da entrada em vigor da lei que promulgou a Reorganização Administrativa do Território das Freguesias, em 2013).

·         Áreas de Contenção

Com um rácio de 60,5%, a freguesia da Vitória lidera uma lista onde ainda podem ler-se os nomes de São Nicolau (48,3%), Sé (44,1%), Santo Ildefonso (38,3%) e Miragaia (21,8%).

Excecionalmente, poderão ser atribuídas nesta área de contenção licenças para novos alojamentos locais, mas apenas se estes implicarem a construção de novos edifícios ou trabalhos de requalificação de imóveis que sejam considerados pela Câmara Municipal do Porto como sendo “de especial interesse para a cidade”.

Para além disto, o novo regulamento de licenciamento de AL nestas áreas prevê a concessão de permissão no caso de operações urbanísticas que promovam o comércio de rua e que ocupem, pelo menos, 60% do piso térreo do edifício, ficando 20% da área restante “afeta a habitação acessível por um prazo não inferior a 25 anos”.

A última exceção consagrada no novo regulamento que vigorará nas denominadas áreas de contenção diz respeito a novos ALs que venham a ocupar edifícios devolutos há mais de três anos. Estas zonas de contenção serão reavaliadas de dois em dois anos.

·         Áreas de Crescimento Sustentável

Aldoar (0,3%), Bonfim (8,1%), Campanhã (1%), Foz do Douro (2,6%), Lordelo do Ouro (1,1%), Massarelos (7,1%), Paranhos (1%), Nevogilde (1%), Ramalde (0,6%) e Cedofeita (9,8%) passam, com o novo regulamento, a ser consideradas áreas de crescimento sustentável.

Nestas áreas, a atribuição de licença para novos alojamentos locais será simplificada, mas continuará a obedecer aos critérios (higiene, segurança, etc.) anteriormente definidos pelo município.

Como preparar o seu alojamento local par obter uma licença no Porto?

Face às novas regras e àquelas que já se encontravam em vigor relativas a condições gerais de segurança, apostar na conversão ou edificação de novos alojamentos locais é uma tarefa que o levará a despender tempo e dinheiro, já sem contar com a gestão e promoção do empreendimento.

Para que todo este processo de obtenção de licença, divulgação e gestão do alojamento local no Porto seja mais simples e eficaz, existem no mercado português empresas profissionais especializadas no ramo da gestão de ALs que lhe dão uma ajuda preciosa.

Já com uma longa ligação ao mercado português de alojamento local e empreendimentos turísticos, esta start-up multinacional, especializada na gestão e promoção de ALs, oferece-lhe uma solução “chave na mão” que irá permitir-lhe não só otimizar as estadas, como também ajudá-lo a cumprir os requisitos para serem considerados estabelecimentos de excelência pelo programa “Confiança Porto/Trust Porto”.

Entre outras coisas, esta solução “chave na mão” GuestReady ajudá-lo-á a aumentar a rentabilidade e a reduzir a sua carga de trabalho com a gestão do seu alojamento local, tratando, entre outras coisas, do anúncio online, da fotografia, da gestão de preços, da comunicação com clientes (24/7), da limpeza, da lavandaria, de produtos de higiene pessoal e do check-in dos hóspedes.

publicidade

Artigo anteriorXico Patife sobe ao pódio no Campeonato Nacional
Próximo artigoUNIDOS por Torres Vedras faz novo alerta para importância da participação cívica jovem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui