publicidade

O Campeonato do Mundo de Waveski volta a integrar o programa de competições desportivas do Santa Cruz Ocean Spirit, arrancando amanhã na Praia Centro. Hoje foi dia dos 92 atletas, oriundos de 14 países, integrarem um momento simbólico de apresentação da competição junto à Azenha de Santa Cruz.

Antes das saudações oficiais cumpriu-se um minuto de silêncio pelo recente atentado ocorrido em Nice (sublinhe-se que França é o país que conta com o maior número de atletas nesta competição). Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, destacou a importância da presença dos atletas internacionais no Oeste. “Bem-vindos a Portugal, a Torres Vedras e a Santa Cruz” saudou.

Ocean Spirit: atletas do Campeonato do Mundo de Waveski invadem Santa Cruz
Antes das saudações oficiais cumpriu-se um minuto de silêncio pelo recente atentado ocorrido em Nice. Foto: Rita Alves dos Santos

“O mais importante é que levem Santa Cruz para sempre no vosso coração.” O autarca deixou o desejo e destacou a qualidade das ondas e das praias do Oeste, assim como o facto de se tratarem de praias inclusivas e, por isso, acessíveis a todos. O momento contou com a presença de Jackie Dillon, Presidente da Associação Mundial de Waveski, Henrique Frazão, da Federação Portuguesa de Canoagem, e Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo.

As primeiras palavras deste membro do Governo foram dirigidas ao povo francês e aos seus atletas que estão em Santa Cruz. “Estamos com vocês. O turismo é a indústria da Paz. É por isso que vamos lutar sempre contra o terrorismo e iremos vencer.” A Secretária de Estado – que lembrou os tempos em que passava férias na região, “desde que nasceu” – saudou ainda a presença dos atletas e das suas famílias aqui reunidos “a celebrar a vida, o desporto e a natureza.”

Ocean Spirit: atletas do Campeonato do Mundo de Waveski invadem Santa Cruz
“What a family!” saudou Jackie Dillon, Presidente da Associação Mundial de Waveski. Foto: Rita Alves dos Santos

“What a family!” saudou Jackie Dillon. De facto, o espírito partilhado por estes atletas de pontos tão distintos do globo faz com que qualquer um se sinta “em casa”. A australiana sublinhou os dez anos de realização do Santa Cruz Ocean Spirit, mas lembrou que há 21 anos que se disputam títulos mundiais da modalidade. Paralelamente, Henrique Frazão transmitiu uma mensagem de Vitor Félix, Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, onde se destacam as condições de Santa Cruz para acolher este tipo de competições.

As comitivas desfilaram junto ao areal, desde a Azenha até à Aldeia Neptuno, onde se concentraram junto à piscina para a “foto de família” que antecede o arranque da competição, amanhã, na Praia Centro.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here