Ocean Spirit World Waveski Surfing Titles: continua a busca de campeões
publicidade

O Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley continua a acolher o Ocean Spirit World Waveski Surfing Titles, campeonato mundial de waveski que decorre até dia 24 de julho, em Santa Cruz, Torres Vedras. O dia começou com a prova a decorrer em dois palanques mais a Norte da Praia do Centro, na Praia do Mirante.

Assim, durante a manhã, no palanque mais a Norte decorreram as baterias do round de repescagem do Top 32 e mais 8 heats do Round 1 do Open. Mais a Sul, mas ainda na Praia do Mirante, realizaram-se quatro baterias do round 1 de Masters, uma do round 2 de repescagens da prova feminina e três do round 1 de seniores. Durante a parte da tarde, continuaram a decorrer as baterias de repescagens Top 32, de Open, Juniores, Masters, Feminino, Seniores e New Age. Amanhã continua a prova para um terceiro dia de Ocean Spirit World Waveski Surfing Titles.

Amanhã arranca também o Santa Cruz Pro 2016. O surfista da Praia da Poça, Vasco Ribeiro – atualmente na 62.ª posição do ranking de qualificação – é um dos atletas portugueses a marcar presença na prova. A novidade foi avançada durante a conferência de imprensa do evento, que decorreu hoje no restaurante Noah Surf House, na Praia da Física, Santa Cruz. “Apesar de ter acesso às provas de qualificação QS10.000, o Vasco [Ribeiro] quis juntar-se à comitiva de surf que vai marcar presença aqui em Santa Cruz, neste QS1.000 e assim ganhar mais ritmo, já que vai participar no próximo QS 10.000 na Califórnia”, avançou Francisco Spínola, representante da World Surf League (WSL) em Portugal.

A prova de qualificação da World Surf League (WSL), um evento QS1000, decorre a partir de amanhã e até 24 de julho, na praia da Física. Aquela que é a 31.ª etapa da Qualifying Series de 2016 vai receber mais de 20 portugueses em prova, além claro, de surfistas internacionais. Entre eles estão atletas que precisam garantir um lugar no top 100 do mundial de qualificação, como Nicolau von Rupp ou Tomás Fernandes, ambos presentes na conferência de imprensa.

Ocean Spirit World Waveski Surfing Titles: continua a busca de campeões
A prova de qualificação da World Surf League (WSL), um evento QS1000, decorre a partir de amanhã e até 24 de julho, na praia da Física.

“Com esta participação na prova o meu objetivo é ganhar pontos para ter um lugar no top 100. A onda de Santa Cruz é uma onda muito carismática e por isso nada melhor que vir cá passar a semana”, disse Nicolau von Rupp. O atleta da Praia Grande está atualmente na posição 125 do ranking do mundial de qualificação. Também o local da Ericeira, Tomás Fernandes, está entre os surfistas inscritos para esta prova. “Já tive bons resultados aqui em Santa Cruz anteriormente, e já que estou fora dos QS10.000 estou obrigado a fazer estas provas, mas é ótimo. É um campeonato ao lado de casa. Aliás, em Portugal estamos sempre em casa”, disse o surfista que está na 187.ª posição do WQS.

Entre os atletas portugueses está ainda Francisco Cruz, um surfista local de Santa Cruz, que recebeu um dos dois wildcards atribuídos para a prova, juntamente com Tiago Santos. Aos 40 anos, Francisco recorda que deixou de competir a nível profissional há cerca de 6 anos, e que é ótimo “receber a prova em Santa Cruz, região onde há muitas ondas com mais qualidade durante o verão”.

Também Francisco Spínola reforçou a qualidade das ondas locais e do evento em si. “É uma das ondas mais consistentes da nossa costa no verão”, afirmou. “É uma honra trazer um evento do mundial de qualificação para a Zona Oeste. Surge assim na sequência de um evento excelente que é o Ocean Spirit, que já tem uma reputação muito grande. E nada melhor que assinalar estes 10 anos do Ocean com uma prova WSL nas águas de Santa Cruz”, disse o representante da organização em Portugal. “É uma boa forma de dar oportunidade aos mais jovens de competir entre os melhores. Isto devido às novas regras de que a prova júnior termina para os atletas aos 18 anos e assim podem aproveitar para tentar subir no ranking”, concluiu.

A conferência de imprensa contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. “Esta 10.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley ganha assim um valor acrescentado, ao trazer para Santa Cruz uma prova da WSL. É uma aposta nos mais jovens que é aliás uma política local. Temos uma política de formação. Apoiamos 23 modalidades e 2.300 atletas, temos de dar oportunidade aos mais jovens. Temos de aproveitar este excelente recurso que temos o ano inteiro, que é o Oceano Atlântico”, disse o autarca Carlos Bernardes.

Beatbombers: campeões mundiais de scratch estiveram em Santa Cruz

Ontem à noite mais de 4.100 pessoas receberam os Beatbombers, conjunto composto pelo DJ Ride e Stereossauro, pioneiros do scratch/turntablism em Portugal e reconhecidos a nível internacional. Sagraram-se campeões mundiais de scratch em 2011 e vice-campeões em 2010 e 2012. Atuam juntos desde 2003 em clubs e festivais, têm discos editados pela Optimus Discos e em todos os álbuns de DJ Ride fazem parte temas feitos em conjunto pelos dois. O fecho do Palco Neptuno esteve a cargo da Dupla Mete Cá Sets, com as habituais máscaras que escondem as suas identidades.

Ocean Spirit World Waveski Surfing Titles: continua a busca de campeões
Os Beatbombers sagraram-se campeões mundiais de scratch em 2011 e vice-campeões em 2010 e 2012.

Hoje, dia 19 de julho, a festa faz-se com os Supa Squad. A banda constituída por Mr. Marley e Zacky Man apresenta uma sólida fusão entre o dancehall moderno e o new roots reggae. Descrevem a sua música como “original e com um forte aroma jamaicano“. E sobem ao Palco Neptuno, a partir da meia-noite. DJ Pette é o homem que se segue, para fechar o palco principal.

O Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley é uma organização da Associação Ocean Spirit e da Câmara Municipal de Torres Vedras, com o patrocínio principal da Tetley. O evento conta ainda com o patrocínio das Águas do Vimeiro, MEO, Montepio e Shine Media; a rádio oficial Mega Hits; A Fuel TV como televisão oficial; o apoio institucional do Turismo de Portugal e do Turismo do Centro; o apoio à divulgação da Beachcam, Kayaksurf.net, Portal Aventuras, Vert Magazine e Torres Vedras Web; e o apoio da RPower, da Toitorres-Toyota e do Oeste Portugal.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.