“Oceano – Mar é vida”

Exposição inaugura a 31 de Outubro no Centro de Educação Ambiental

Já no próximo dia 31 de outubro, pelas 18h, é inaugurada no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras a exposição coletiva “Oceano – Mar é Vida!”, da responsabilidade da associação David Melgueiro.

De referir que “Oceano – Mar é vida!” é um espaço imenso de liberdade, de desconhecido, de desejos, de esperanças, de movimento, de medos, de aventuras intemporais onde o imaginário de cada um se pode deixar transportar no vento das suas superfícies imensas e no movimento das suas vagas e correntes, até ao fundo dos abismos impenetráveis…

Os artistas da Tertúlia de Arte da Associação David Melgueiro, num movimento espontâneo de pintores, escultores e tecelões, embarcam neste imenso desafio e aventura.

As obras levam-nos da epopeia marítima onde naus e caravelas enfrentaram os monstros do desconhecido e o gigante Adamastor na descoberta do imenso, à poesia de Pessoa, ao Fado, mas também aos reflexos do mundo submarino e ao constante movimento das vagas e das espumas contra os rochedos, aos abismos onde regurgita a vida que se transforma e adapta deixando, ainda, o seu grito de alarme para o flagelo da agressão a que são submetidos os Oceanos, sem esquecer os fenómenos extremos que emergem como tsunamis, tempestades, o desaparecimento dos gelos das altas latitudes e a poluição dos mares.

Esta exposição surpreende nestas leituras e registos diferentes, reflexos das sensibilidades que a animam.

A sua visita é um sinal inequívoco de encorajamento à arte que singra a custo pelo meio das bolas de futebol e dos “reality Trumps”; é ainda uma forma de contribuir para levar Portugal ao Mundo através da Expedição MARBOREALIS”.

A exposição “Oceano – Mar é Vida!” vai estar patente no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras até ao dia 19 de novembro.

Após a inauguração desta exposição terá lugar pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras, um concerto da Banda da Armada Portuguesa e da Camerata Vocal de Torres Vedras alusivo à mesma.

De referir ainda que durante as Festas da Cidade de Torres Vedras está patente uma exposição de máquinas agrícolas antigas no Parque Regional de Exposições e a exposição “Jardim de Castas” na Praça da República, na Praça do Município e na praça fronteira ao edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Recorde-se que as Festas da Cidade de Torres Vedras 2017 são organizadas pelo Município de Torres Vedras, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab, Fepal e Sacel, e têm como água oficial as Águas do Vimeiro.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here