
A Limpeza Costeira na Praia de Santa Cruz decorre no dia 17 de Setembro.
A Associação Oceanos sem Plásticos, com sede em Torres Vedras, aderiu à iniciativa de âmbito mundial “O Dia Internacional da Limpeza Costeira”.
Esta iniciativa iniciou-se há mais de 30 anos, nos EUA, com o objetivo de juntar um grupo de pessoas, na altura cerca de 2000 voluntários, para recolher e documentar o tipo de lixo que se aglomera nas zonas costeiras.
Estes dados serviram posteriormente para a sensibilização da população para o problema do lixo marinho.
Em 30 anos esta iniciativa transformou-se num evento anual, presente em mais de 100 países, juntando voluntários das mais diversas áreas com o propósito de chamar a atenção e movimentar pessoas para partirem para a ação em prol do ambiente.
A mesma, é dinamizada em Portugal pela Fundação Oceano Azul e na mesma semana serão realizadas cerca de duas centenas de ações de limpeza costeira em toda a costa portuguesa (continente e ilhas).
No concelho de Torres Vedras, a Associação Oceanos sem Plásticos associou-se à Rede Biatakí e em parceria com outros parceiros irá desenvolver diversas iniciativas.
Destaca-se uma ação de Limpeza Costeira na Praia de Santa Cruz, no dia 17 de Setembro, às 9h30, aberta a toda a comunidade.
Todo o lixo recolhido neste dia será encaminhado para um evento final, a construção de uma instalação artística.
A organização apela à participação de todos nesta ação de limpeza de praia, o ponto de encontro será às 9:30h em frente ao estacionamento do Café Max. Importante não esquecer de levar boné, sandálias confortáveis, protetor solar e garrafa de água reutilizável.