Oeste forma consórcio para incentivar mobilidade internacional de professores
publicidade

A Comunidade Intermunicipal do Oeste e várias escolas da região constituíram um consórcio para facilitar e incentivar a mobilidade de professores no âmbito do programa internacional Erasmus.

A parceria, que se consubstancia em trabalho em rede, visa “agilizar o processo de organização das mobilidades em diversos países, garantindo a preparação cultural e um bom enquadramento nos países de acolhimento”, refere o protocolo assinado, a que a agência Lusa teve acesso.

O consórcio tem ainda como objetivos “incentivar várias oportunidades de formação profissional no contexto da aprendizagem ao longo da vida” e “estimular novas competências no sentido da promoção de um ensino de qualidade, através do contacto com realidades distintas”.

Os parceiros do consórcio reconhecem que o ensino possui “cada vez mais objetivos de internacionalização nos seus projetos educativos”, assumindo como uma “vantagem” o programa Erasmus + na promoção do intercâmbio, cooperação e mobilidade entre sistemas educativos.

Através do programa, os candidatos podem contactar com sistemas de ensino de outros países, adquirir competências e conhecimento de diferentes didáticas de ensino, vivenciar várias formas de organização da escola e interagir com outros contextos de aprendizagem e abordagens interdisciplinares.

A Comunidade Intermunicipal do Oeste pretende expandir o consórcio ao maior número de escolas, permitindo mais oportunidades para a mobilidade de docentes e gestores das escolas.

Desta forma, procura aumentar a qualidade dos processos de ensino, promover o sucesso e prevenir o abandono escolar precoce, aumentar o nível de formação dos professores, reforçar a cooperação e a motivação através do contacto com realidades pedagógicas inovadoras, promover uma formação linguística e intercultural e partilhar boas práticas.

A região Oeste é composta pelos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche, do distrito de Leiria, e por Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, do distrito de Lisboa.

publicidade

Artigo anteriorCovid-19: Internacionais de Portugal de badminton nas Caldas da Rainha cancelados
Próximo artigoSOBRAL DE MONTE AGRAÇO: “Mochila do Soldado” distinguida pela Direção Geral de Educação
Agência Lusa
A Lusa é a maior produtora e distribuidora de notícias sobre Portugal e o mundo, em Língua Portuguesa. A Lusa acompanha a atualidade nacional e internacional a cada segundo, e distribui informação em texto, áudio, foto e vídeo. A rede Lusa de correspondentes cobre geograficamente todo o país e está presente em 29 de países do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui