Vão ser implementadas um conjunto de atividades educativas junto de escolas, alunos, professores e técnicos locais nestas áreas.
A educação é uma das bases do desenvolvimento de um território e a Comunidade Intermunicipal do Oeste tem isso presente, tendo iniciado, no final do ano 2018, o desenvolvimento de três projetos a implementar até ao final deste ano letivo.
Funcionando como projetos piloto, diferentes na sua construção e implementação, vão ser implementadas um conjunto de atividades educativas junto de escolas, alunos, professores e técnicos locais nas áreas da parentalidade, ciência na escola e valorização do pré-escolar.
Dando estrutura interventiva às ações já previstas no Plano integrado e inovador de combate ao insucesso escolar da Região Oeste – Aluno ao Centro, sendo este um ano de repensar as estratégias e a fase de reprogramação de investimento público nestas áreas, estas atividades são de extrema importância, permitindo refletir sobre os caminhos futuros que devem ser percorridos.
Com um trabalho em estreita ligação e articulação com os Municípios, serão desenvolvidas diferentes atividades como workshops de apoio ao desenvolvimento de projetos locais de promoção da parentalidade, workshops de sensibilização e trabalho com pais, educadores e outros profissionais locais e atividades especialmente pensadas para famílias.
No que à ciência diz respeito, assume-se a natureza como um laboratório vivo, desafiando-se os professores a explorarem a ciência no território em que estão inseridos, valorizando o conhecimento
científico e encontrando-o no meio que a todos nós envolve.