OesteCIM entra em aventura europeia para a economia circular no setor da construção
publicidade

A Comunidade Intermunicipal do Oeste foi selecionada para integrar uma nova URBACT Action Planning Network – Rede de Planeamento de Ação, ao lado de países como Holanda, Eslovénia, Letónia, Grécia, Espanha, Dinamarca, Itália e Alemanha.

Ao URBACT III (2014-2020) concorreram 29 países diferentes, num total de 62 propostas submetidas. O Comité de Monitorização URBACT III aprovou 23 Redes de Planeamento de Ação, as quais envolvem 26 países e 203 parceiros.

Entre elas está a Rede URGE (circUlaR buildinG citiEs), da qual faz parte a Comunidade Intermunicipal do Oeste. Esta Rede visa conceber políticas urbanas integradas sobre a circularidade no setor da construção – um grande consumidor de matérias-primas – uma vez que existe uma lacuna no conhecimento sobre este tema, para o qual se pretende alcançar uma compreensão profunda.

Será desenvolvida uma abordagem preliminar a uma metodologia customizada que permita que a dimensão circular seja amplamente integrada nas grandes obras do setor da construção. A Rede URGE irá, assim, acelerar a transição para uma economia circular.

Sobre o URBACT

O URBACT é um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável.

Este Programa visa promover e financiar a constituição de redes de cidades que trabalhem no desenvolvimento de soluções comuns para os desafios urbanos contemporâneos, reafirmando a sua,posição chave face à complexidade crescente das mudanças societárias.

O URBACT apoia as cidades no desenvolvimento de soluções pragmáticas, inovadoras e sustentáveis que integrem igualmente as dimensões económica, social e ambiental. Neste âmbito, é promovida a partilha de boas práticas entre todos os profissionais envolvidos nas políticas urbanas através da Europa.

O Programa é cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). No âmbito deste Programa Operacional (PO) decorreram já duas fases. A primeira teve lugar entre 2001 e 2007, através do PO URBACT I. A segunda foi implementada durante o período 2007-2013, no âmbito do URBACT II. O PO URBACT III, que dá sequência aos anteriores, foi formalmente apresentado em março de 2015 para vigorar no período 2014-2020.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here